Campanário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista da torre sineira da catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença. A torre foi desenhada por Giotto no século XIV.

Campanário ou torre sineira é uma torre desenhada para conter sinos ("campanas"). É comum em edifícios religiosos mas também pode ocorrer na arquitetura civil.

Funções[editar | editar código-fonte]

Os sinos dos campanários de uma igreja ou outro tipo de edifícios soam para indicar a passagem do tempo ou para marcar eventos importantes, como casamentos ou funerais. Também podem ser usados para indicar a ocorrência de alguma catástrofe, como incêndios.

Para marcar o tempo, os sinos de um campanário podem estar conectados a um relógio, como o famoso Big Ben das Casas do Parlamento em Londres.

Arquitetura religiosa[editar | editar código-fonte]

Torres sineiras são comuns em igrejas, podendo ocupar diferentes posições em relação ao edifício principal. A fachada principal pode ser flanqueada por duas torres sineiras, um padrão comum na arquitetura das catedrais medievais francesas (por exemplo, na Catedral de Notre-Dame de Paris), inglesas (p.ex. Catedral da Cantuária), alemãs (p. ex. Catedral de Colônia) e ibéricas (p. ex. Sé de Lisboa). Também a torre sobre o transepto de uma igreja, como por exemplo na Catedral da Cantuária, pode possuir sinos e assim ser um campanário.

Na Itália são comuns os campanários livres, ou seja, não adossados ao corpo principal da igreja. Exemplos famosos deste tipo de torre - chamado em italiano campanile - são a Torre de Pisa, o campanário da Catedral de Pisa, e a Torre de Giotto, campanário da Catedral de Florença.

As torres sineiras também podem localizar-se na traseira de uma igreja, como a famosa Torre dos Clérigos do Porto, em Portugal.

Arquitetura civil[editar | editar código-fonte]

Campanários também ocorrem em edifícios civis como câmaras municipais ou prefeituras. Célebres exemplos são as torres de palazzi cívicos italianos como o Palazzo Vecchio de Florença e o Palácio Comunal de Siena.

Na atual Bélgica e norte da França há um notável conjunto de torres sineiras em palácios municipais que datam da Idade Média. 56 destes campanários foram classificados como Património Mundial pela UNESCO sob o nome de Campanários da Bélgica e da França.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Campanário
Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.