Scrabble

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Scrabble (mais conhecido no Brasil com o nome de Palavras cruzadas) é um jogo de tabuleiro em que dois a quatro jogadores procuram marcar pontos formando palavras interligadas, usando pedras com letras num quadro dividido em 225 casas (15 x 15).

Histórico

O Scrabble foi inventado em 1938, durante a Grande Depressão, por Alfred Mosher Butts, um arquiteto de Nova York, na época desempregado. Butts desenvolveu a ideia a partir de um outro jogo de palavras também criado por ele, chamado Lexiko, e chamou-o originalmente 'Criss-cross [1].

Em 1949 o jogo foi recriado e rebatizado por James Brunot, e a partir de então comercializado nos Estados Unidos da América, de onde se espalhou por todo o mundo [2].

A fabricante de jogos Estrela chegou a produzir uma variante do tabuleiro em plástico e com ranhuras, com letras em peças plásticas encaixáveis em cima das ranhuras do tabuleiro e em outras peças. Atualmente o jogo é distribuído no Brasil pela Xalingo [3], com o nome Palavras Cruzadas e pela Hasbro, com o seu nome internacional.

Partida

Cada jogador dispõe de sete letras, colocadas num suporte de madeira ou plástico, de forma a ficarem viradas para si, mas escondidas dos outros jogadores. Na sua vez, o jogador vai tentar colocar todas as suas letras no tabuleiro, ligadas a uma ou mais palavras existentes, e de forma a que resultem novas palavras válidas. O jogador soma os pontos das letras de todas as palavras que formou, incluindo das letras já colocadas, possivelmente multiplicados pelos bônus marcados no tabuleiro.

Cada letra tem uma determinada pontuação, que é tanto mais alta quanto mais rara seja essa letra na língua em que o jogo está. Por exemplo, em português A e O valem 1 ponto cada, enquanto a letra X vale 8 pontos.

Após a sua tentativa, o jogador tira aleatoriamente de um saco tantas letras quantas necessárias para ficar novamente com sete. O jogo termina quando se esgotarem as letras do saco. Ganha quem tiver marcado mais pontos desde o início do jogo.

Distribuição das letras

A edição do jogo em português contém 120 peças.

  • 3 peças brancas (0 pontos)
  • 1 ponto: A ×14, E ×11, I ×10, O ×10, S ×8, U ×7, M ×6, R ×6, T ×5,
  • 2 pontos: D ×5, L ×5, C ×4, P ×4
  • 3 pontos: N ×4, B ×3, Ç ×2
  • 4 pontos: F ×2, G ×2, H ×2, V ×2
  • 5 pontos: J ×2
  • 6 pontos: Q ×1
  • 8 pontos: X ×1, Z ×1

Regras

Troca de pedras: Todos os jogadores podem usar a sua vez para trocar uma ou todas as pedras que têm no seu suporte. Para fazê-lo, têm que colocar as pedras que nao querem sobre a mesa, viradas para baixo, retirar do saco quantas quiser trocar e depois devolver aquelas trocadas. Se o jogador usar a sua vez para trocar pedras, perde a vez. A escolha pela troca de peças é feita no início da jogada, ou se formam palavras ou se trocam as pedras.

Casas de bônus: As casas de bônus, tanto de letra quanto de palavra só são usadas na primeira vez que tiver uma peça sobre as mesmas, depois disso, qualquer palavra que complete as mesmas terá sua pontuação somada somente aos pontos respectivos de cada letra. Se uma palavra atingir duas casas de bônus rosa, a sua pontuação é duplicada e depois reduplicada, ou seja, multiplicará por 04 vezes. O mesmo acontece com as casas vermelhas (triplicam)

Fim da jogada: Os jogadores, ao fim das rodadas, terão que ter sempre 07 pedras consigo (exceto quando não tiverem peças suficientes no saco), ou seja, no final de cada jogada o jogador "compra" o número de peças que utilizou na sua jogada.

Fim do jogo: O jogo termina se: Todas as pedras forem retiradas do saquinho e um dos jogadores já não tiver pedras em seu suporte; Não for mais possível formar nenhuma palavra Todos os jogadores passarem a vez duas rodadas seguidas

No fim do jogo, da pontuação geral de cada jogador deve ser subtraído o valor das suas letras que ficaram no seu suporte. Se um dos jogadores usou todas as letras, ele deverá somar à sua pontuação o valor das letras que restaram no suporte dos outros jogadores. Ex: O jogador 1 ficou com as letras X e E no seu suporte. Da sua pontuação final devem ser retirados 9 pontos. O jogador que colocou todas as suas letras em jogo e terminou sem nenhuma no suporte, somará esse 9 pontos a sua pontuação final.

Observações finais:

Os Jogadores não podem juntar letras a várias palavras diferentes sem que elas formem uma palavra, nem formar palavras diferentes em diferentes partes do tabuleiro na mesma jogada.

O dicionário não pode ser usado durante o jogo para procurar palavras. Deve apenas ser usado quando uma palavra for contestada pelos adversários, para conferir se a palavra é válida ou não.

Referências

  1. «História do Scrabble». Consultado em 30 de maio de 2013 
  2. «História do Scrabble no sítio "Ludomania"». Consultado em 30 de maio de 2013 
  3. «Página do jogo no sítio do fabricante». Consultado em 06 de outubro de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos de tabuleiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.