Secessão de Viena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Junho de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Junho de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Edifício de exposições da Secessão de Viena.

A Secessão Vienense foi um movimento liderado por Gustav Klimt e desejava romper com o tradicional. Os artistas modernistas queriam a separação radical da tradição acadêmica.

A secessão austríaca (1897-1920), ou secessão de Viena foi uma iniciativa de protesto de artistas da época contra as normas tradicionais, artísticas e étnicas, da sociedade atávica e transitória da época. Era uma tentativa de se encontrar uma identidade de grupo para o país.

Em 1897, um grupo de jovens artistas uniu-se contra a tradicional associação conservadora Künstlerhaus. Alguns chamam essa insurgência como uma “revolta edipiana” psicologicamente motivada, insurreição de filhos contra pais e a tradição destes.

Foi apenas em 1897 que a Secessão se formou, após numerosos tumultos, na Cooperativa dos Artistas das Artes Decorativas da Áustria.

O estatuto da associação publicada no primeiro número da sua revistaVer Sacrum” resume os objetivos pretendidos, tal como luta pelos interesses artísticos e fomento do sentido artístico na Áustria.

A Secessão de Viena se divide em 2 partes: antes e pós-1900, onde antes tinhamos um forte caráter Art Nouveau e como artista Gustav Klimt, e depois temos com Koloman Moser uma arte mais simétrica, formas geometrizadas e fontes(tipos) mais simples.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Arte ou História da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.