Sedosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma galinha de seda branca
Uma galinha de seda preta e seu filhote.

As Sedosas, também Silkie ou Moroseta, é uma raça de galinha nomeada dessa forma devido a sua plumagem macia atípica, que diz-se parecer como a seda. A denonimação "galinha sedosa" teria sido possível, porque é assim conhecida em alguns países como o Reino Unido ou nos Estados Unidos, onde é chamado de "Silkie", isto é sedosa.

A raça tem várias outras características incomuns, tais como o corpo e ossos azul escuro, lóbulos das orelhas azuis, cinco dedos em cada pé (a maioria dos frangos só possuem quatro) e um tufo de penas na cabeça e nas pernas. Elas são muitas vezes expostas em mostras de aves, e possuem em várias cores (vermelho, amarelo, azul, preto, branco e perdiz).

Além de suas características físicas distintivas, são bem conhecidos por seu temperamento calmo e dócil. Entre as mais dóceis de aves de capoeira, são considerados um animal de estimação e ornamental.

Essa espécie tem mais provável origem na China, mas às vezes também é proposta origem no Sudeste Asiático. O primeiro relato ocidental da raça vem de Marco Polo, que mencionou galinhas com pele semelhante a sua plumagem em uma viagem no continente asiático no século XIII. O autor do Renascimento, Ulisse Aldrovandi, também falou sobre frangos semelhantes.

Referências

  • Ekarius, Carol. Storey's Illustrated Guide to Poultry Breeds. 210 MAS MoCA Way, North Adams MA 01247: Storey Publishing, 2007. ISBN 978-1-58017-667-5.
  • Graham, Chris. Choosing and Keeping Chickens. 2-4 Heron Quays London E14 4JP: Octopus Publishing, 2006. ISBN 9780793806010.
  • Louie, Elaine. "Now, a Chicken in Black", The New York Times, 17 de janeiro de 2007. Página visitada em 2008-06-23.
  • Smith, Page; Daniel, Charles. The Chicken Book. [S.l.]: Little, Brown & Company, 1975. ISBN 0316801578.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]