Senha descartável

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Março de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A senha descartável (em inglês: One-time password - OTP) é uma senha que perde a validade após um processo de autenticação para impedir um phishing da senha.

O uso de senhas descartáveis OTP é uma das mais simples soluções e de fácil implementação. A finalidade é fazer com que o usuário informe senhas diferentes a cada acesso.

Se porventura uma senha de acesso for capturada, ela não terá nenhum valor, já que para um novo acesso, uma nova senha deverá ser informada, claro que diferente da atual. Isso acontece porque no momento que a conexão é aceita, automaticamente a senha que foi usada para autenticação é descartada, fazendo com que a próxima conexão seja informada uma senha diferente.

Existem varias formas de gerar senhas, sendo com o uso de calculadoras de senhas ou essas mesmas calculadoras implementadas em sistemas operacionais, PDA’s, celulares ou até mesmo soluções multiplataformas, como Java, que permite o funcionamento através de navegadores convencionais. O uso desta calculadora melhora bastante a segurança, em geral causa pouco incomodo visto que podem estar disponíveis em um dispositivo que o usuário carrega consigo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.