Sherwin-Williams

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde maio de 2012).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Sherwin-Williams
Tipo Público
Indústria Materiais de Construção.
Fundação 1866 (148 anos)
Sede  Estados Unidos, Cleveland, Ohio
Filiais Presença em mais de 15 países, em diversos segmentos.
Empregados 32 000 (2011)
Produtos Tintas e Revestimento.
Página oficial www.sherwin-williams.com

A Sherwin-Williams é uma empresa de produtos para construção, com foco na produção, distribuição e venda de tintas, coberturas e materiais para pintura no geral. Atualmente, conta com filiais em mais de 15 países, mas concentra-se principalmente na América do Norte e América do Sul.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Ela foi fundada em 1866, por Henry Sherwin e Edward Williams em Cleveland, Ohio. Foi partindo da indústria de tintas que a empresa se desenvolveu, sob o nome de Sherwin-Williams Paints.

Em 1892 a Sherwin-Williams estabeleceu sua primeira produção fora dos Estados Unidos, através do estabelecimento de um escritório no Canadá em parceria com o produtor de tintas local, Walter H. Cottingham. Mas a marca só se tornou realmente internacional quando abriu escritórios em Londres, Paris e Berlim, além de exportar seus produtos para o Caribe e América do Sul. A expansão da empresa, em 1905, se deu principalmente devido à aliança estratégica estabelecida com a Lewis Berger & Sons. As primeiras lojas de varejo da marca, no entanto, só surgiriam em 1911.

A partir da década de 1920, a Sherwin-Williams começou a se fazer ainda mais presente na rotina da casa, desenvolvendo em 1925 um esmalte para uso doméstico. Também começou a investir na criação de tintas e coberturas automotivas e para aviação.

Em 1964, junto com a proximidade do centenário da empresa, a Sherwin-Williams lança suas ações na bolsa de Nova Iorque, a NYSE,[1] onde está desde então como SWP. Na época, já estava entre as 500 empresas citadas pelo Standard & Poor 500.

Sherwin-Williams Brasil[editar | editar código-fonte]

A empresa está presente no Brasil há mais 60 anos, quando começou a expandir-se em busca do território internacional.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]