Sierra Gorda (México)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura Sierra Gorda no Chile, veja Sierra Gorda.
Sierra Gorda
Sierra Gorda (México)
Imagem feita no topo de Sierra Gorda
Coordenadas 21° 20′ 00″ N, 99° 40′ 00″ O
Altitude 1.700 m
Proeminência 3.000 m
Localização Querétaro,  México
Cordilheira Sierra Madre Oriental
Rota mais fácil Este conjunto montanhoso pode ser alcançado por vários pontos através de rotas pré-determinadas em Querétaro.

A Sierra Gorda é cadeia de montanhas que fica no México, está localizada na região orográficas pertencentes à inclinação do Golfo do México, com um relevo de origem sedimentar caracterizada por altas montanhas com altitudes de 3.000 metros acima do nível do mar e com gorges ampla e profunda esculpidos pelos rios Santa Maria, Extoraz e Moctezuma. Ela está localizada na zona de transição entre a região neártica e a região neotropical

Localização[editar | editar código-fonte]

Localização da Reserva da Sierra Gorda no estado de Querétaro.

Os contrastes naturais e paisagens vistas na área são variados para encontrar semi-deserto em Peñamiller, do estado de Querétaro, situadas em altitudes de 1,300 a 1,700 m, começa a subida da montanha no município de Pinal de Amoles também no estado de Querétaro, que se eleva acima de 3.000 metros e é uma barreira geográfica, determina o clima os componentes biológicos e sociais de Sierra Gorda.

Nesta região encontramos floresta de coníferas, carvalhos, pinheiros mistos de carvalho e de fragmentos de floresta. Posteriormente, se inicia a diminuição e finalmente, alcança os vales nos municípios de Jalpan de Serra, Arroyo Seco e Landa de Matamoros o estado de Querétaro, e pequenas regiões nos estados de Hidalgo, San Luis Potosí e Guanajuato onde se encontra combinado com floresta tropical.

Depois dos vales aparece uma pequena cordilheira que se eleva até os 1,600 msnm, e logo se volta a descer para chegar a uma zona de montanhas que terminam no pé da Sierra Madre Oriental,la qual alcança os 2,900 msnm nos estados de Querétaro e San Luís Potosí, e na que se encontram extensões importantes de floresta de coníferas, floresta mista e floresta tropical úmida e um pequeno fragmento de floresta tropical.[1]

Geológia[editar | editar código-fonte]

Sierra Gorda no território mexicano

O processo geológico mais evidente é a orogenia, causada por compressão e extensional forças tectônicas que levaram à formação da província chamada fisiográfica Sierra Madre Oriental.

Esta provincia ocupa uma extensão de 5,000 km² na porção norte do estado de Querétaro, norte de Hidalgo, sul de San Luis Potosí e noreste de Guanajuato, e os sistemas fluviais do rio Santa María e del rio Moctezuma tributários poderoso do rio Pánuco, a cortam de bloco através de imponentes cânions, delimitando a denominada subprovincia de Carso Huasteco.

Dentro dsta subprovincia da Sierra Madre Oriental, se localiza a Reserva da Biosfera Sierra Gorda que ocupa 76.68 % da mesma.

As topoformas que caracterizam a região são:

• Serras de laderas convexas; • Serras de laderas abruptas; • Cânions; • Planícies

Topografia[editar | editar código-fonte]

Missões Franciscanas na Sierra Gorda de Querétaro 

Missão em Landa de Matamoros

Critérios (ii)(iii)
Referência 1079 en fr es
Países México
Coordenadas Querétaro,  México
Histórico de inscrição
Inscrição 2003

Nome usado na lista do Património Mundial

A topografia da Sierra Gorda Queretana é abrupta, de 300 a 3,100 msnm, com uma altitude média predominante entre os 1,300 e os 2,400 msnm, caracterizada por elevações como as Colinas de Jasso e o da Media Luna 2,420 msnm; a colina da Tembladera 1,880 msnm; e a colina de Otates 1,450 msnm, colina del Pelón 1,400 msnm, La Tinaja, San Pedro e Piletas.

Entre as colinas mais elevadas se pode mencionar a colina da Calentura e da Pingüica, no município de Pinal de Amoles, com alturas de 3,060 e 3,100 msnm respectivamente. Cabe mencionar que a colina da Pingüica forma parte do divisor de águas entre a bacia do município de Tamuín e a bacia do rio Extóraz, pertenecente este ao Moctezuma.

As planícies se apresentam a altitudes entre 600 e 900 msnm, com uma altitude em média de 750 msnm e uma extensão entre 5 e 7 km², onde se desenvolveu vários assentamentos humanos e à agricultura.[2]

Otros Aspectos[editar | editar código-fonte]

Devido a natureza calcária da região, assim como a influência de outros fatores de tipo geológico, climático e geográfico, as rochas têm processos de dissolução, exigindo a presença de diversas formas de relevo como buracos, fendas e cavernas, entre outros.

Na Sierra Gorda se encontram mais de 500 vales com diferentes profundidades, entre as que destacam o Sótano de Barro, com uma longitude de 410 m, que o classifica como o terceiro em seu tipo a nível mundial, assim como o Sotanito de Ahuacatlán de 288 m. Assim mesmo, se apresentam afloramentos de depósitos de fósseis da época cretáceo representado por aglomerados de conchas do mar.

Referências

  1. «Sierra Gorda Biosfera e Reserva no centro do México» (em inglês). Viva Sierra Gorda em inglês  Parâmetro desconhecido |data_de_acesso= ignorado (ajuda)
  2. «Grupo Ecológico Sierra Gorda» (em inglês). Grupo Ecológico Sierra Gorda em inglês  Parâmetro desconhecido |data_de_acesso= ignorado (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do México é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.