Simon Ammann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Simon Ammann
Simon Ammann comemorando ouro olímpico
Salto de esqui
Nome completo Simon Ammann
Apelido Simi, Harry Potter
Representante Suíça
Nascimento 25 de Junho de 1981 (33 anos)
Grabs, Suíça
Nacionalidade Suíça Suíça

Simon Ammann (nascido em 25 de junho de 1981) é um saltador de esqui da Suíça.

Ammann nasceu em Grabs, Suíça, filho de Margit e Hienrich Ammann, sendo criado em Unterwasser. Ele possui dois irmãos e três irmãs. Sua carreira esportiva teve início aos 16 anos de idade, durante a temporada do Campeonato Mundial de Salto de Esqui de 1997–1998. A partir de então, já participou de todas os Jogos Olímpicos de Inverno desde 1998.

Ammann atualmente reside em Schindellegi, na Suíça.

Em 13 de fevereiro de 2010, ele conquistou a medalha de ouro no evento de pista normal individual para salto de esqui nos Jogos Olímpicos de Vancouver, sendo o primeiro medalhista destes Jogos.[1] Com isso, tornou-se o primeiro homem na história olímpica a conquistar duas medalhas de ouro no evento de pista normal individual. Sete dias depois ele conquistou nova medalha de ouro, desta vez na pista longa.[2]

Referências

  1. Terra (13 de fevereiro de 2010). Favorito, suíço dá show e leva primeiro ouro em Vancouver (em português). Visitado em 13 de fevereiro de 2010.
  2. Terra (20 de fevereiro de 2010). "Harry Potter" dá novo show e conquista 2º ouro em Vancouver (em português). Visitado em 21 de fevereiro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ski jumping pictogram.svg Este artigo sobre um(a) saltador de esqui, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.