Simpósio (Xenofonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Fevereiro de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.

Simpósio (em grego: Συμπόσιον) é uma obra do autor grego Xenofonte que registrou a discussão de Sócrates e seus convivas num simpósio organizado por Cálias para Autólico, filho de Licão - identificado por alguns estudiosos como o Licão que posteriormente foi um dos acusadores de Sócrates durante seu julgamento.[1] A obra se passa em 421 a.C..

Enquanto o Simpósio de Platão consiste de uma série de longos discursos louvando o amor, o de Xenofonte é dominado por comentários e réplicas espirituosas. Um duelo de palavras surge entre Sócrates e Cálias, e pede-se a cada um dos participantes do simpósio que descreva aquilo do qual ele mais se orgulha. Todas as respostas são bem-humoradas ou paradoxais; Sócrates, por exemplo, se orgulha por seu conhecimento da arte da cafetinagem. A história atinge seu clímax quando Sócrates louva o amor que Cálias tinha por Autólico.

Referências

  1. p. 531, O. Todd, Xenophon IV: Memorabilia, Oeconomicus, Symposium, Apology, Harvard U. Press 1923. Tal associação, no entanto, foi questionada; John Burnet, por exemplo, alega que ela é "extremamente improvável". (p. 151, Plato's Euthyprho, Apology of Socrates, and Crito, Clarendon 1924), e James Adam afirmou que "nada sabemos [do acusador de Sócrates], exceto que ele atuava como porta-voz dos retóricos profissionais" (p. xxvi, Platonis Apologia Socratis, Cambridge University Press 1916). Ver p. 29, T. Brickhouse & N. Smith, Socrates on Trial, Princeton University Press 1989; p. 189, D. Nails, The People of Plato, Hackett 2002.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.