Sofocracia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Sofocracia (de sophrosine: virtude da moderação), ou governo dos sábios, é o sistema político defendido por Platão em "A República".

Neste sistema, só poderá governar quem detiver o saber. Assim se constituiria o regime ideal, sob a óptica de Platão. Pondera sobre a sociedade e a divide, originalmente, em classes funcionais. Uma delas é a "classe de ouro", esta seria a classe composta por filósofos, detentores do saber, capaz de governar.

O Governo dos Sábios levaria à instauração de uma sociedade de educação rígida, onde apenas os detentores do saber detinham o poder. Isto acaba por levar a sociedade à sua decadência, originando, pelo ciclo de Platão, a Timocracia.

Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia / um filósofo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.