Somondoco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Localização de Somondoco no departamento de Boyacá.

Somondoco é um município no departamento de Boyacá, na Colômbia.[1] Está a 131 km de Tunja, capital do departamento, e se distingue pela agricultura e por pratos típicos como o chicharrón de cuajada, um doce à base de coalhada e rapadura que imita a aparência de torresmo[2].

História[editar | editar código-fonte]

A origem do povoado é indígena, anterior à conquista; sua organização e governo iniciais corresponderam ao sistema indígena operante, caracterizado pelo mando de um cacique do hoa de Chunsa.

O cacique Sumindoco, cujo nome originou o nome do município, era o dono das cobiçadas minas de pedra preciosa; os espanholes tomaram a via Sesquilé, Chocontá, Turmequé. No domínio do hoa, Quesada enviou uma comissão a Ordens do Capitão Pedro Fernández de Valenzuela a fim de que tomassem nota precisa do lugar onde se encontravam as esmeraldas. Fernández de Valenzuela cumpriu a promessa e voltou trazendo amostras das pedras preciosas.

Se diz que o Cacique Sumindoco se negou a dar informação ao Capitão Fernández de Valenzuela sobre o lugar exato onde se extraíam as esmeraldas, e por essa razão o capitão ordena sua execução; isso causou medo nos indígenas, que se viram obrigados a conduzi-los ao lugar onde se extraíam as pedras, e assim as amostras puderam ser levadas a Gonzalo Jiménez de Quesada.

Em uma volta pelo Vale de Tenza, o Libertador Bolívar chegou a Somondoco em 7 de fevereiro de 1821, permanecendo dois dias no local. O Libertador teve um quartel general, e ali foram assinados importantes documentos da época.[3]

Referências

  1. «BOYACÁ». City Population. 15 de outubro de 2019. Consultado em 15 de dezembro de 2019 
  2. «▷✔️✔️ CHICHARRON de CUAJADA | Un dulce familiar». www.chicharron.de (em espanhol). Consultado em 4 de janeiro de 2024 
  3. «BOYACÁ-SOMONDOCO». www.colombiaturismoweb.com. Consultado em 4 de janeiro de 2024 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Colômbia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.