Spring Heeled Jack

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Spring Heeled Jack, retratado por um artista anônimo

Spring Heeled Jack (também conhecido como Springheel Jack e Spring-heel Jack, entre outros) é um personagem do folclore inglês que supostamente existiu durante a era Vitoriana, sendo capaz de saltar de alturas extraordinárias. O primeiro testemunho de alguém que teria avistado o personagem data de 1837.[1] Testemunhos posteriores espalharam-se por toda a Inglaterra, de Londres a Sheffield e Liverpool, apesar de prevalecerem especialmente nos subúrbios de Londres e nas Midlands e Escócia.[2]

Muitas teorias foram propostas para definir a natureza e identidade do personagem. A lenda urbana de Spring Heeled Jack ganhou imensa popularidade em sua época devido aos relatos de suas aparições bizarras e capacidade de realizar pulos extraordinários, chegando ao ponto dele se tornar tema de diversas obras de ficção.

Referências

  1. Sharon McGovern (em The Legend of Spring Heeled Jack), por outro lado, afirma que uma carta ao editor do jornal Sheffield Times em 1808 fala de um fantasma com o mesmo nome; McGovern não especifica o dia do ano, então a veracidade da carta ou de suas afirmações não pôde ser confirmada. Além do mais, o Sheffield Times só foi lançado em abril de 1846.
  2. The Weekly Scotsman, 16 de janeiro de 1897.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Spring Heeled Jack
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.