Steadicam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Steadicam e operador

O Steadicam, também chamado de estabilizador de câmera em português, é um equipamento criado por Garrett Brown em 1974[1]. Consiste de um sistema em que a câmera é acoplada ao corpo do operador por meio de um colete no qual é instalado um braço dotado de molas, e serve para estabilizar as imagens produzidas, dando a impressão de que a câmara flutua. Os principais acessórios que garantem a estabilidade suave são o braço isoelástico, que liga o colete ao poste, onde ficam a câmara, bateria e monitor; e o "Triax Gimbal", um sistema de rolamentos que gira livremente e suavemente tanto para os lados, como para cima e para baixo. Ele utiliza um sistema que atua equilibrando a câmera nos três eixos X, Y e Z. O "Triax Gimbal" por si só já garante a estabilização da câmera, mas juntamente com o braço isoelástico, garante a perfeição do sistema de estabilização. O Steadicam tem como função básica isolar os movimentos do operador, de modo que esse movimento não seja transferido para a câmera, causando as inconvenientes tremidas. Em equipamentos de baixo custo, apenas o estabilizador com Gimbal é usado, sem braço e colete.

Embora Rocky, seja considerado um dos primeiros filmes a utilizar esta técnica de filmagem, o primeiro filme em que foi usado o Steadicam foi Caminho da Glória em 1976, com posterior destaque para "O Iluminado" (The Shining) em 1980 por Stanley Kubrick onde a câmera foi posicionada na parte inferior da estrutura (Low mode) para obter planos ainda mais fascinantes.

Referências

  1. ZONE, Ray (3 de setembro de 2005). «Assistentes de Câmera Associados de São Paulo - Sr. Steadicam». Consultado em 1 de março de 2009 [ligação inativa]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Steadicam
Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.