Superfície de contato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Superfície de Contato)
Ir para: navegação, pesquisa

Superfície é toda a área de um sólido ou gasoso, lugar onde ele possa ser tocado externamente. A superfície de contato é exatamente a definição geométrica de área do objeto.

Na química pode ser aplicada no estudo de uma reação amplificada, principalmente a sua velocidade, que irá depender dentre outros fatores da superfície de contato.

A superfície de contato é um fator que influencia na rapidez de uma reação química. Nos Sólidos, as reações químicas começam na superfície externa para depois alcançarem seu interior. A superfície externa é a que propicia o contato direto entre os reagentes.

Quando partimos um sólido ao meio, além de toda a superfície externa, a região interna que ficou exposta depois da divisão também entrará em contato com os reagentes. Nesse caso, dizemos que houve um aumento da superfície de contato do material, ou seja, houve um aumento da região em que os reagentes vão entrar em contato. Consequentemente, mais rápida será a reação com os demais reagentes. Esse caso pode ser observado ao ser colocado um efervescente triturado e um normal na água, o efervescente triturado terá sua superfície de contato inúmeras vezes aumentada, ocasionando uma aceleração muito grande na reação.

Quando a luz solar incide em uma superfície de contato ela reflete calor.