Susanna Kaysen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Susanna Kaysen
Nascimento 11 de novembro de 1948 (75 anos)
Cambridge
Nacionalidade Norte-americana
Ocupação Escritora
Principais trabalhos Girl, Interrupted

Susanna Kaysen (Cambridge, Massachusetts, 11 de novembro de 1948) é uma escritora norte-americana, melhor conhecida por ser a autora do livro de memórias Girl, Interrupted. Nessa obra, Kaysen relata suas experiências em um hospital psiquiátrico, na década de 1960.

A adaptação feita para o cinema foi feita em 1999, interpretada pela atriz Winona Ryder.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Susanna Kaysen nasceu e viveu em Cambridge, Massachusetts. Filha de Annette Neutra Kaysen e do economista Carl Kaysen[1], ex-professor de Harvard e MIT; e ex-assessor do presidente John F. Kennedy[2].Também viveu certo tempo em Ilhas Feroe, onde conta tais vivências no romance Far Afield.

Kaysen frequentou Commonwealth School em Boston, e a Cambridge School antes de ser mandada para Hospital McLean em 1967 para submeter-se ao tratamento psicoterápico para depressão. E lá, foi diagnosticada com transtorno de personalidade limítrofe. Liberada depois de dezoito meses. Mais tarde, chama esta experiência em seu livro de memórias 1993 "Girl, Interrupted". E em 1999, ocorre a adaptação para o cinema, retratada por Winona Ryder .

Obras[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Franklin M. Fisher; Jane Berkowitz Carlton; Dennis William Carlton; Professor of Microeconomics, MIT. «www.amphilsoc.org/sites/default/files/proceedings/1560309KaysenBIO.pdf» (PDF). www.amphilsoc.org. Consultado em 26 de junho de 2015. Arquivado do original (PDF) em 30 de abril de 2015  line feed character character in |coautores= at position 59 (ajuda)
  2. Marquard, Bryan (9 de fevereiro de 2010). «Carl Kaysen, 89, MIT professor, economist, and JFK adviser». Boston.com 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]