Sybase

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sybase, uma empresa SAP
SybaseSAP FINAL logo.png
Indústria Indústria de Software
Fundação Berkeley, California (1984)
Sede Dublin, California
Produtos Produtos Sybase
Faturamento Aumento $1.026 bilhões (2007)
Página oficial www.sybase.com.br

Sybase (NYSESY), uma empresa SAP, é uma empresa de software que produz serviços e produtos relacionados ao gerenciamento de informação, mobilidade, messaging, ferramentas de desenvolvimento e data warehousing e OLAP. Desde 1984, a Sybase tem sido líder inovadora no desenvolvimento de tecnologia de bancos de dados e ainda mantém um significativo crescimento de negócios acerca de seu banco relacional, o Adaptive Server Enterprise. Sua base global de clientes inclui 80 dos Fortune 100 e uma forte presença em mercados verticais como o de serviços financeiros, telecomunicações, saúde e governo.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A Sybase foi fundada por Mark Hoffman e Bob Epstein em 1984, em Berkeley, na Califórnia. Em 1988 foi a primeira no mercado a fornecer um banco de dados relacional com arquitetura cliente/servidor (ao Human Genome Project) e em 1990 inovou novamente, apresentando ao mercado a sua tecnologia de replicação aberta.

Sybase uniu-se à Microsoft em um acordo em que compartilhariam o código do seu servidor de banco de dados, então chamado de Sybase SQL Server. Até a versão 4.9 Sybase e Microsoft SQL Server eram virtualmente idênticos; devido a desentendimentos entre as duas empresas quanto à divisão de receita, decidiram separar-se e hoje poucos traços de herança desta época podem-se notar.

Em 1995 liderava no mercado de ferramentas de desenvolvimento cliente/servidor com o PowerBuilder e, em 1998, tinha mais de 5 milhões de estações licenciadas em SQL Anywhere. Tornou-se líder nos segmentos bancário, de corretagem e mercado de capitais.

Em 2000, Sybase foi a primeira empresa a apresentar um servidor de aplicações J2EE.

Em 2003, lançou a sua estratégia “Unwired Enterprise”, cuja visão é constituída por permitir às empresas estender a sua informação com segurança e torná-la útil para as pessoas em qualquer lugar, usando qualquer dispositivo. A Sybase expandiu seus negócios através de aquisições como a AvantGo, englobando-a nos negócios de sua subsidiária iAnywhere, assim como, em 2005, a Extended Systems, entre outras. Em 2006 a Sybase adquiriu a Mobile 365 e criou a Sybase 365 e esta combinação fez com que a Sybase se tornasse o maior provedor de software e serviços do mundo, entregando, no mesmo ano, o número recordista de 25 bilhões de mensagens móveis.

Em 21 de janeiro de 2009, a Sybase adquiriu o provedor de soluções de pagamento mPayment.[1] Em março de 2009, a Sybase e a SAP fizeram uma parceria para entregar o novo software SAP Business Suite para iPhone, Windows Mobile, BlackBerry e outros dispositivos móveis. Em setembro de 2009, a Sybase e a Verizon firmaram uma parceria para gerenciar soluções móveis para empresas em todo o mundo por meio das Managed Mobility Solutions da Verizon, as quais utilizam a plataforma corporativa de gerenciamento de dispositivos da Sybase. O Gartner relatou que a Sybase ganhou market share na indústria de bancos de dados em 2009.[2]

Em maio de 2010, a SAP anunciou que iria adquirir a Sybase por US$ 5,8 bilhões.[3] . A aquisição se completou em julho de 2010.

Produtos[editar | editar código-fonte]

Abaixo está uma lista dos principais produtos (a lista completa pode ser obtida a partir do website da empresa).

  • Sybase Adaptive Server Enterprise (ASE) - O produto que tornou a Sybase famosa, com freqüência sendo referido simplesmente como "Sybase".
  • AvantGo, plataforma móvel de serviços internet.
  • PowerBuilder, uma ferramenta de rapid application development (RAD).
  • PowerDesigner, solução de modelagem e projeto em uma única ferramenta para empresas que precisam criar ou reprojetar aplicativos.
  • SQL Anywhere, SGBDR com tecnologias de gerenciamento e de troca de dados voltado a empresas de pequeno e médio porte, e soluções de mobilidade.
  • Advantage Database Server, SGBDR cliente/servidor de alto desempenho criado para possibilitar a evolução de sistemas no padrão xBase. Possibilita as formas de acesso ISAM e SQL.
  • Sybase IQ gerenciador voltado a data warehousing da Sybase.

Referências[editar | editar código-fonte]

Links externos[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sybase