Synaptic

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gestor de Pacotes Synaptic
Synaptic.png
Synaptic Package Manager.png
Synaptic em uso
Versão estável 0.61 (6 de Dezembro de 2007, 2550 dias atrás.)
Sistema operacional Linux
Gênero(s) Gestor de Pacotes
Licença GNU GPL
Página oficial nongnu.org/synaptic

O Synaptic é um programa de computador com uma interface gráfica amigável desenvolvido para o sistema de gerenciamento de pacotes APT, utilizado no GNU/Linux Debian e outras distribuições. O Synaptic foi criado pelo brasileiro Alfredo Kojima, e hoje é mantido pela equipe técnica do Mandriva Linux.

Este programa tem sido um forte aliado para alguns novos usuários, facilitando à sua migração para várias distribuições do sistema operacional linux, ele facilita a vida do usuário que precisa de mais tempo em produção de uso dos aplicativos e crê que não precisa aprender a instala-los, uma vez que um software faz todo o trabalho bruto por eles, deixando mais tempo direcionado na produtividade que o usuário necessita.

Técnica[editar | editar código-fonte]

Através de locais ou endereços da internet chamadas comumente de repositórios, é possível a obtenção de pacotes de software nos formatos ( .RPM .DEB .RPM .TGZ ), dentre outros mais. O Synaptic organiza-os em uma lista temática e aceita buscas por nome ou palavra-chave. Encontrado o software desejado, o Synaptic faz o download e a instalaçao através de uma interface gráfica, sem a necessidade de conhecimentos avançados por parte do usuário.