Tenacidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gráfico Tensão - Deformação, no qual a área é a tenacidade
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}

Tenacidade é a energia mecânica, ou seja, o impacto necessário para levar um material à ruptura. Tenacidade é uma medida de quantidade de energia que um material pode absorver antes de fraturar. Os materiais cerâmicos, por exemplo, têm uma baixa tenacidade.

Tal energia pode ser calculada através da área num gráfico Tensão - Deformação do material, portanto basta integrar a curva que define o material, da origem até a ruptura.

Segundo a tenacidade um mineral pode ser:

• Friável (frágil, quebradiço): Que pode ser quebrado ou reduzido a pó com facilidade. Ex: calcita, fluorita.

• Maleável: Pode ser transformado facilmente em lâminas, Ex. ouro, prata, cobre.

• Séctil: Pode ser facilmente cortado com um canivete. Ex ouro, prata, cobre.

• Dúctil: Pode ser transformado facilmente em fios. Ex. ouro, prata, cobre.

• Flexível: Pode ser dobrado, mas não recupera a forma anterior. Ex: talco, gipsita.

• Elástica: Pode ser dobrado mas recupera a forma anterior. Ex. micas.

A tenacidade é muito usada pelos garimpeiros para diferenciar uma pepita de ouro de um fragmento de pirita, pois enquanto o ouro é extremamente maleável, a pirita é muito friável. Quando se está lidando com uma partícula muito pequena, da ordem de poucos milímetros, procede-se da seguinte forma para verificar se é maleável: a partícula é colocada entre dois pedaços de vidros planos, os quais são gentilmente apertado um contra o outro. Se a partícula for ouro será amassada, se for pirita se quebrará.

Uma confusão comum ao termo é achar que um material duro é também tenaz, como exemplo temos o diamante, que só pode ser riscado por outro diamante (logo, extremamente rígido), mas pode ser quebrado se sofrer uma requisição muito alta como uma martelada.

Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Isto posto, "Dureza é a resistência ao risco. Não deve ser confundida com a tenacidade, que é a resistência ao choque mecânico." (Paula. R.N, 2013; citando: Lopes, P.G., 1995)