The Gadfly

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Gadfly
Autor(es) Ethel Lilian Voynich
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Gênero Romance
Editora H. Holt
Lançamento Junho de 1897
Páginas 373

The Gadfly é um romance de Ethel Lilian Voynich, publicado em junho de 1897 nos Estados Unidos e em setembro do mesmo ano no Reino Unido.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história se passa na década de 1840 na Itália, sob o domínio austríaco, época de rebeliões e levantes, e gira em torno da vida do protagonista Arthur Burton, membro do Movimento Jovem, e seu antagonista, Padre Montanelli. Uma trama paralela envolvendo o trágico relacionamento de Arthur e sua amada, Gemma, percorre a história. É uma história de fé, desencanto, revolução, romance e heroísmo.

Inspiração[editar | editar código-fonte]

De acordo com o historiador Robin Bruce Lockhart, Sidney Reilly — um aventureiro de ascendência russa, contratado pelo Serviço Secreto de Inteligência britânico— conheceu Ethel Voynich em Londres, em 1895. Ethel Voynich era uma figura proeminente, não somente na cena literária de fins da era vitoriana, mas também nos círculos de emigrados russos. Lockhart afirma que Reilly e Voynich tiveram um relacionamento íntimo e que viajaram para a Itália juntos. Durante esta estadia panorâmica, Reilly aparentemente "desnudou sua alma para a amante", e revelou a história de sua estranha juventude na Rússia. Depois que o affair terminou, Voynich publicou em 1897 seu romance aclamado pela crítica, The Gadfly, cujo personagem central, Arthur Burton, teria sido baseado na vida pregressa de Sidney Reilly.[1] Todavia, Andrew Cook, famoso biógrafo de Reilly, desqualifica a versão romanceada de tais eventos, e contra-argumenta que Reilly na verdade estivesse espionando as a(c)tividades radicais pró-emigrados de Voynich, para William Melville do Metropolitan Police Special Branch.[2]

Adaptações cinematográficas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. LOCKHART, Robin Bruce. Reilly: Ace of Spies. Hippocrene Books, 1986. ISBN 0-88029-072-2.
  2. Página 39, Andrew Cook, Ace of Spies: The True Story of Sidney Reilly, 2004, Tempus Publishing, ISBN 0-7524-2959-0.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]