The Royal and Ancient Golf Club of St Andrews

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Royal e Ancient Golf Club de St Andrews é o clube de golfe mais antigo e prestigiado do mundo. Está sediada em St Andrews, Fife, Escócia, e é considerada a "casa do golfe " mundial.[1] Anteriormente, também era uma das autoridades do jogo, mas em 2004 esse papel foi entregue a um grupo recém-formado de empresas, conhecidas coletivamente como The R&A.

História[editar | editar código-fonte]

A organização foi fundada em 1754 como a Society of St Andrews Golfers, um clube de golfe local que joga no St. Andrews Links, mas rapidamente cresceu em importância. Em 1834, o rei Guilherme IV se tornou seu patrono e o clube ficou conhecido sob seu nome atual. Em 1897, a Sociedade codificou as regras do golfe e, gradualmente, nos próximos 30 anos, foi convidada a assumir o controle da realização de torneios de golfe em outros cursos.

Política de Associação[editar | editar código-fonte]

O Royal e Ancient Golf Club (mas não o The R&A) tinham uma política de associação apenas para homens; em 2012, o ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown pediu ao clube que abandonasse isso em favor de uma política não discriminatória,[2] assim como Loisare Richdson; o diretor e vice-chanceler da Universidade de St. Andrews.[3]

Em 18 de setembro de 2014, o clube votou a favor da admissão de sócias.[4] Em fevereiro de 2015, foram anunciadas as primeiras mulheres honorárias do clube - Anne, Princesa Real, Laura Davies, Renee Powell, Belle Robertson, Lally Segard, Annika Sörenstam e Louise Suggs.[5]  Naquela época, o clube também anunciou: "Além dos sócios honorários, várias mulheres foram admitidas como sócias do clube, com mais eventos a serem seguidos nos próximos meses".[5] Também em 2015, Lady Bonallack tornou-se a primeira mulher a participar de uma partida como membro do clube; especificamente, ela foi a primeira mulher a disputar a partida anual do clube contra o Links Trust.[6]

O R&A[editar | editar código-fonte]

O R&A
Tipo Desportiva
Fundação 2004
Sede Beach House, Golf Place, St. Andrews, Escócia
Membros 2500[7]
CEO Martin Slumbers[8]
Sítio oficial www.randa.org

O R&A é a autoridade dominante do golfe em todo o mundo, exceto na América do Norte; a Associação de Golfe dos Estados Unidos (USGA) é a autoridade dominante do golfe nos Estados Unidos e no México, enquanto o Canadá usa as regras da R&A, além das regras da USGA. Trabalha em colaboração com organizações nacionais de amadores e profissionais de golfe em mais de 110 países.

O R&A é a autoridade dominante do golfe em todo o mundo, exceto na América do Norte; a Associação de Golfe dos Estados Unidos (USGA) é a autoridade dominante do golfe nos Estados Unidos e no México, enquanto o Canadá usa as regras da R&A, além das regras da USGA. Trabalha em colaboração com organizações nacionais de amadores e profissionais de golfe em mais de 110 países.

Martin Slumbers, da organização[9]  é CEO e ocupa o cargo desde 2014.[10]  Ele assumiu oficialmente o cargo em outubro de 2015, sucedendo a aposentadoria de Peter Dawson.[11]

O R&A coopera com a USGA na produção e revisão regular das "Regras do Golfe ", e os dois órgãos emitiram as regras em conjunto desde 1952. As "Regras do Golfe" são revisadas em um ciclo de quatro anos e com a revisão que se tornou pela primeira vez em 1 de janeiro de 2012, um conjunto comum de regras aplicadas em todo o mundo.[12]

Os dois órgãos também colaboram no trabalho interpretativo da regra correspondente, "Decisões sobre as Regras do Golfe", que é revisado em um ciclo de dois anos.[13] Além disso, o R&A está envolvido na formulação de especificações técnicas para equipamentos de golfe. Steve Otto é o diretor técnico da R&A. O R&A é baseado em St Andrews, Fife, Escócia.

A R&A fundou o que é hoje o Ranking Oficial Mundial de Golfe para profissionais do sexo masculino em 1986 e o Ranking Mundial de Golfe Amador para amadores do sexo masculino em 2007.

Campeonatos[editar | editar código-fonte]

O R&A organiza 21 campeonatos e partidas internacionais. Depois que a Ladies 'Golf Union, o antigo órgão governamental de golfe feminino na Grã-Bretanha e Irlanda, se fundiu no The R&A no final de 2016, o The R&A assumiu a organização de todos os eventos anteriormente sob os auspícios da LGU.

  • The Open Championship: um dos quatro principais campeonatos de golfe masculino.
  • British Open Feminino: um dos cinco principais campeonatos de golfe feminino. A edição de 2017 foi a primeira a ser organizada pela R&A.
  • O Campeonato Amador: que foi um dos quatro principais campeonatos antes do jogo profissional se tornar dominante e ainda é um dos torneios amadores de maior prestígio no mundo.
  • British Open Amateur Championship feminino: um dos torneios amadores femininos de maior prestígio do mundo.
  • Campeonato Aberto Britânico de Stroke Play de Senhoras Feminino: semelhante ao acima, exceto realizado exclusivamente em jogo de stroke.
  • Campeonato de amadores de meninos: para meninos com menos de 18 anos à meia-noite de 1 de janeiro do ano em questão.
  • Campeonato Britânico de Amadores Aberto para Meninas: para meninas com menos de 18 anos à meia-noite de 1 de janeiro do ano em questão.
  • Boys Home Internationals: uma competição por equipes para meninos da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda, com a equipe irlandesa selecionada em toda a Irlanda.
  • Girls 'Home Internationals: uma competição por equipes para meninas da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda (também toda a Irlanda).
  • Ladies 'Home International: uma competição por equipes para mulheres da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda (também toda a Irlanda).
  • Ladies 'Senior Home Internationals: uma competição por equipes para mulheres com 50 anos ou mais da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda (também toda a Irlanda).
  • Coronation Foursomes: uma competição por equipes para golfistas de clubes femininos na Grã-Bretanha e Irlanda, aberta a qualquer membro (feminino) de um clube de golfe afiliado com uma desvantagem oficial de 36 anos ou menos.
  • Campeonato Amador Aberto para Idosos: para amadores com 55 anos ou mais no primeiro dia de competição.
  • Campeonato Aberto Britânico de Seniores para Amadoras Feminino: para amadores com 50 anos ou mais no primeiro dia de competição.
  • Campeonato Aberto Senior: para homens com 50 anos ou mais. Um campeonato importante na PGA Tour Champions e na European Senior Tour.
  • Walker Cup: uma competição bienal de equipes masculinas disputada pela Grã-Bretanha e Irlanda e Estados Unidos (co-organizada com a United States Golf Association).
  • Curtis Cup: uma competição bienal de equipes amadoras feminina disputada pela Grã-Bretanha e Irlanda e Estados Unidos (também co-organizada com a United States Golf Association).
    • Campeonato Aberto Júnior: para meninos e meninas com menos de 16 anos, às 00h00, em 1 de janeiro do ano em questão.
    • Troféu St Andrews: uma competição bienal masculina por equipes, disputada pela Grã-Bretanha e Irlanda e pelo continente da Europa.
    • Troféu Vagliano: uma competição bienal de equipes amadoras feminina disputada pela Grã-Bretanha e Irlanda e pelo continente da Europa.
    • Troféu Jacques Léglise: uma competição anual de times amadores para meninos, disputada pela Grã-Bretanha e Irlanda e pelo Continente da Europa. Nos anos em que o Troféu St Andrews é realizado, o Léglise Trophy é realizado em conjunto com ele no mesmo local.
    • Troféu Junior Vagliano: uma competição bienal de equipes amadoras para meninas disputada pela Grã-Bretanha e Irlanda e pelo continente da Europa. O R&A organizou anteriormente o British Mid Amateur Championship para amadores com 25 anos ou mais. Este torneio foi introduzido para proporcionar uma competição de elite para golfistas que nunca se tornam profissionais, pois o principal campeonato amador é dominado por futuros profissionais no final da adolescência e no início dos vinte anos, mas o The R&A o interrompeu após sua edição de 2007. Em 2016, o evento foi relançado com a bênção do The R&A como um novo evento no Mid Amateur Golf Tour, que começou a operar em 2011 como um circuito exclusivo da Grã-Bretanha para golfistas amadores, embora com um limite de idade inferior a 35 anos. em vez de 25. O R&A também está envolvido na organização dos dois Campeonatos Mundiais de Times Amadores - o Eisenhower Trophy para homens e o Espirito Santo Trophy para mulheres - através de seu papel na Federação Internacional de Golfe.

Referências

  1. «Pinehurst And St. Andrews Form Lasting Bond». Pinehurst Resort. 11 de abril de 2005. Consultado em 27 de agosto de 2012 
  2. «Gordon Brown calls on R&A golf club to admit female members». The Guardian. 24 de agosto de 2012. Consultado em 25 de agosto de 2012 
  3. Crouse, Karen (11 de julho de 2014). «In St. Andrews, a Heavy Knock on a Neighbor's Door». The New York Times 
  4. «Royal and Ancient Golf Club votes to accept women members». BBC News. 18 de setembro de 2014 
  5. a b «BBC Sport - Princess Royal among first women to join St Andrews». BBC Sport 
  6. Donnelly, Brian (12 de maio de 2015). «First female takes part in golf match as R&A member». The Herald. Consultado em 12 de maio de 2015 
  7. «The Royal and Ancient Golf Club of St Andrews». randa.org (em inglês). Consultado em 23 de setembro de 2023 
  8. «The R&A's Executive Leadership». randa.org (em inglês). Consultado em 23 de setembro de 2023 
  9. «2020 Latin America Amateur Championship Set for Mayakoba, Mexico». www.africanamericangolfersdigest.com 
  10. «The R&A appoints banker as its new CEO». Thegolfbusiness.co.uk 
  11. Casey, Phil (15 de outubro de 2014). «R&A announce Martin Slumbers as chief executive and secretary». www.telegraph.co.uk 
  12. "The Rules of Golf 2012-2015", 32nd edition as approved and published by The R&A and United States Golf Association.
  13. "Decisions on the Rules of Golf 2012-2013", as approved and published by The R&A and the United States Golf Association.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]