Thread (discussão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Exemplo gráfico de uma thread num fórum qualquer.

Uma thread, ou ainda topic thread, thread de discussão, árvore de tópicos ou árvore de discussão é bastante comum na internet, em especial em fóruns de discussão. É uma espécie de "linha de discussão" que, a partir de uma mensagem original qualquer postada em algum local de discussão virtual, é possível que haja respostas que vão sendo subordinadas uma à outra. É possível que haja resposta da resposta e assim por diante, formando então essa cadeia de tópicos que é chamada thread. É como uma conversa em cascata.

O termo thread, em especial, é um termo em inglês que significa "linha" num sentido semelhante à "linha do tempo" ou "linha de pensamento"; nesse caso, a thread significa "linha de discussão". Apesar do termo ser usado normalmente no feminino, algumas vezes emprega-se o termo no masculino, como: "um thread de discussão".

Veja, por exemplo, na figura ao lado: uma possível cascata de conversa se desenrolou a partir de uma mensagem original qualquer. Uma linha de discussão se segue, por exemplo, passando pelas respostas: B, BA e BAB. Todo esse conjunto de respostas subordidas à mensagem original formam uma thread de discussão. Geralmente, uma thread se prende ao assunto original, mas é possível que o assunto mude ao decorrer da discussão. Pode-se dizer que a tendência do assunto mudar é maior conforme aumenta a distância "horizontal" da mensagem original.

Algumas variações como: mail thread, Orkut thread, wikithread etc. podem existir de acordo com o ambiente que ocorre as threads de discussão.

Pode-se também chamar de "thread", não somente a árvore da discussão, mas o assunto em si. Por exemplo, pode-se dizer: "a thread sobre animais ficou enorme!".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]