Tiriba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPyrrhura
Pyrrhura molinae 1888.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Pyrrhura
Espécies
Ver texto

Pyrrhura é um género de aves da Ordem Psittaciformes e da Família Psittacidae, classificadas em 23 espécies de tiriba ou tiriva. São exclusivas da América do Sul, onde habitam zonas florestais. Na cidade, vive apenas em áreas verdes grandes e com mata atlântica, mesmo que alterada.

São psitacídeos de médio porte, cerca de 22 a 30 cm de comprimento. Possuem asas pontiagudas e a cauda é muito longa e fina. A pele em torno dos olhos é branca e desprovida de penas. A plumagem é muito colorida e predominantemente verde. Na maioria das espécies, o peito tem um aspecto escamada, dado pelas penas debruadas numa cor contrastante.

São aves muito sociáveis, que vivem em bandos ruidosos com até dez aves que quase nunca saem da mata.

São barulhentas ao voar mas silenciosas quando pousam, sendo difícil localizar as aves enquanto elas se alimentam na copa das árvores. Às vezes, só se percebe sua presença pelos detritos que deixam cair enquanto se alimentam. Quando se assustam, o bando levanta voo numa gritaria intensa.

Fazem ninhos em ocos de árvores, onde põe de cinco a oito ovos, que a fêmea incuba sozinha. O macho participa, porém, na alimentação dos filhotes.

Come sementes, retirando-as de frutos que depois descarta, mas no caso de certos frutos, como o do palmito, come a polpa e descarta a semente; consome também néctar de flores (por exemplo, de eucalipto).

Espécies[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Parrots. IOC World Bird List. Worldbirdnames.org. Página visitada em 19 de Setembro de 2011.