Tordilho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gallop animated.gif

Tordilho é a cor de tordo, acinzentado. Em um cavalo tordilho (em inglês : gray) a sua pelagem mescla a cor cinza com pêlos brancos, podendo predominar os brancos. Existem variações do tordilho: tordilho escuro ou negro, tordilho vinagre, tordilho ruão ou ruano, e outras denominações, conforme o lugar. Com a idade, os pêlos escuros vão despigmentando, de modo que na velhice um animal escuro quando jovem, fique quase branco.

Se não houver pêlos pigmentados o cavalo é branco, e não tordilho.

Herança genética da pelagem tordilha[editar | editar código-fonte]

A pelagem tordilha nos equinos é um fator hereditário com gene dominante, isto é, se estiver presente no genótipo, obrigatoriamente se manifestará no fenótipo. Simplificando, se o animal for tordilho, ao menos um de seus progenitores deve ser tordilho. Já os descendentes de um tordilho poderão não o ser (herança mendeliana).


Ícone de esboço Este artigo sobre cavalos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Tordilho É a pelagem que apresenta a cor básica, com infiltração progressiva de pêlos brancos e de uma maneira homogênea em todo o corpo. Esta pelagem se caracteriza pelo seu aparecimento a partir do 3º ou 4º mês de idade do potro e sempre em sentido ântero-posterior, ou seja, da cabeça para o corpo, mais especificamente nos olhos, bochechas e parte interna das orelhas e, mais tarde pelo corpo todo. A pelagem tordilha, por ser de caráter genético é dominante. Para ser apresentada em um animal, pelo menos um de seus pais tem que ser de pelagem tordilha a diferença marcante entre a pelagem TORDILHA com a ROSILHA é que a TORDILHA tem uma distribuição homogênea de pêlos brancos, enquanto que na ROSILHA, a incidência dos pêlos brancos é maior em algumas regiões do corpo e não se apresenta na cabeça, exceção feita à determinadas áreas como estrelas, listras e manchas. Outro detalhe deve ser lembrado com relação a pelagem tordilha: o fato de um ou ambos os pais de um produto ser tordilho não implica que o animal tenha que apresentar essa pelagem.(http://www.portalabqm.com.br/)