Torre Einstein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Torre Einstein
Características
Localização
Telegrafenberg (en)
Teltower Vorstadt (d)
Código IAU
042
Origem do nome
Operador
Instituto Leibniz de Astrofísica de Potsdam (en)
Tipo
torre
observatório astronómico (en)
Construção
entre e
Abertura
Estatuto patrimonial
monumento de patrimônio arquitetônico (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Potsdam-Süd (d)
 Alemanha
Coordenadas
Website
Mapa

A Torre Einstein é um observatório astrofísico localizado no Albert Einstein Science Park ou Parque científico Albert Einstein em Potsdam, Alemanha desenhado pelo arquiteto Erich Mendelsohn.[1] Foi construída pelo astrônomo Erwin Finlay-Freundlich para auxiliar experimentos e observações que validariam a teoria da relatividade de Einstein. A construção foi projetada por volta de 1917, construída de 1920 até 1921 após arrecadamento de fundos e passou a funcionar em 1924. Ainda hoje, é um observátorio solar em atividade e integra o Instituto de Astrofísica de Potsdam. A luz do telescópio é conduzida por uma coluna até o local onde os instrumentos e o laboratório estão localizados.

Este foi um dos primeiros projetos de grande importância de Mendelsohn e é a sua construção mais conhecida, completada quando o então jovem Richard Neutra fazia parte de sua equipe.

O exterior foi, originalmente, construído em concreto, mas, devido a dificuldades na obra, boa parte dele foi acabado em tijolo coberto com estuque. Passou por uma reforma completa, em 1999, pelo seu 75º aniversário, a fim de corrigir problemas relativos à umidade e decadência. É, muitas vezes, citada como uma das poucas referências da arquitetura expressionista.

Segunda visão da torre.

Mendelsohn acompanhou Einstein num longo passeio por toda estrutura, esperando por algum sinal de aprovação. O desenho, lógico e perfeitamente adequado à sua proposta, sobressaía-se como uma "espaçonave desajeitada" nos subúrbios de Potsdam. Einstein não disse nada até horas depois, durante um encontro com o comitê da construção, quando ele a definiu com uma palavra: "Orgânica". O próprio Mendelsohn disse que a desenhou a partir de um desejo desconhecido, deixando isso emergir da "mística em torno do universo de Einstein".

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Torre Einstein

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.