Travancore

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde agosto de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Mapa de Travancore em 1871.

O Reino de Travancore (em malabar: തിരുവിതാംകൂര്‍, transliteração: Tiruvitāṃkūr) foi um estado principesco do subcontinente indiano entre 1729 e 1949, com capital em Trivandrum (actual Thiruvananthapuram) e governado pela Família Real de Travancore. O seu território incluia a maioria do sul do actual Estado de Kerala, o distrito de Kanyakumari e a parte mais meridional do Estado de Tamil Nadu.

Após a independência da Índia em 1947, Travancore e o estado principesco de Cochim fundiram-se para formar o Estado de Travancore-Cochin em 1 de julho de 1949. Travancore-Cochin juntar-se-ia por sua vez ao distrito de Malabar da Província de Madras (actual Estado de Tamil Nadu) para formar o actual Estado de Kerala em 1 de novembro de 1956.

Notas


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre a Índia é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.