Triângulo de ferro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Diagrama do Triângulo de Ferro

Na política dos Estados Unidos, o triângulo de ferro é um termo usado pelos cientistas políticos para descrever a tomada de decisão política relacionada aos comitês do congresso, a burocracia (executivo), e aos grupos de interesse.

No Governo Federal dos Estados Unidos, o comitê congressional é responsável pela fiscalização das agências federais e das agências independentes, regularizando suas indústrias e a industrias terceirizadas dos mesmos.[1]

O conceito provavelmente foi utilizado pela primeira vez como "triângulo de ferro" no dia 17 de janeiro de 1919, pelo jornalista Ralph Pulitzer. Era a época da pós-Primeira Guerra Mundial, ele escreveu uma declaração referindo-se a Conferência de paz de Paris entre os Governos aliados. Ele apresentou, "Três forças estão trabalhando para uma paz tão sinistra: (1,) o bourbonismo[2] de políticos; (2,) o materialismo dos industriais...; (3,) o militarismo dos soldados profissionais..." e "Se a Conferência de Paz é autorizada a permanecer entre os governos, em vez de permanecer entre os povos, então ela está susceptível a degeneração..."[3]

O termo é utilizado com frequência para se referenciar ao complexo militar-industrial, com o Congresso e o Senado fazendo contratos com empresas privadas formando assim um triângulo.

Referências

  1. Prof. José Carlos Braga (28 de maio de 2008). Brasil: um novo padrão de desenvolvimento? (em português) FUNDAP - Governo do Estado de São Paulo. Visitado em 11 de agosto de 2009.
  2. Nota: Bourbonismo Democrático foi um termo usado entre 1876 e 1904 para se referir a conservação da classe liberal do partido democrático dos Estados Unidos.
    Fontes:
    1: Campanha do Partido Democrata (em inglês)
    2:Artigo inglês da Wikipédia
  3. Forças da Guerra (em inglês). Visitado em 11 de agosto de 2009.
Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.