Tricorder médico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Smartphones estão começando a oferecer apps especiais que conseguem executar medições específicas de sáude. Alguns visionários esperam um crescimento no número dessas aplicação, e podem ser os precursores dos futuros tricorders médicos.

Um tricorder médico é um dispositivo[1] portátil[2] de mão para escaneamento que pode ser utilizado por qualquer pessoa,[3] servindo para autodiagnosticar condições médicas,[4] em questão de segundos,[3] e coletar sinais vitais básicos.

Uma empresa chamada Scanadu[5] , como uma campanha de sucesso de crowdfunding[6] , chamado Scanadu Scout.[7] [8] Enquanto o dispositivo não chega ao mercado consumidor (pela página do Indiegogo, as estimativas apontam para o mês de março desse ano), há diversos relatórios de outros cientistas e inventores que estão trabalhando para, não apenas criar novos modelos, mas também aprimorar os que já existem. Um pensamento comum em relação sobre os tricorders, é o de que eles irão ser aparelhos de propósito geral (multifuncional), como o canivete suiço, sendo capaz de retirar a pressão sanguínea, temperatura corporal e fluxo sanguíneo de uma forma não invasiva.[9] Tal gênero de dispositivo é capaz de analisar o estado pessoal de saúde depois de analisar os dados coletados,[1] tanto na forma de um dispositivo individual (sem qualquer tipo de conexão), quanto um que está ligado a bancos de dados médicos através de uma conexão com a internet. Uma relatório da Revista Time descreveu o Scanadu Scout:

Um objeto com a forma de um disco de róquei que, aparentemente, pode medir sua temperatura, batimentos cardíacos, oximetria (oxigenação do sangue), rodar um eletrocardiograma, avaliar a variabilidade da frequência cardíaca, relógio de pulso de onda de trânsito (relacionado com a pressão sanguínea), realizar a análise da urina e calcular uma métrica. Scanadu refere ao (vagamente) "estresse." Tudo o que você precisa fazer para obter esses diagnósticos, análise de urina não obstante, is segurar o Scout contra a sua testa por poucos segundos.
Matt Peckham em Time Tech, maio de 2013[7]
A série de televisão Star Trek tem um personagem fictício, Dr. McCoy, que usa um dispositivo chamado tricorder para examinar pacientes em um instante. O dispositivo fictício tem gerado pesquisa por seu equivalente do "mundo real".

A ideia de um tricorder médico veio de um dispositivo imaginário da série televisiva de ficção científica ''Star Trek'', dos anos 1960.

Um prêmio-incentivo de 10 milhões de dólares, oferecido pela Qualcoom, o Tricorder X PRIZE[10] , que foi anunciado em 2012, tem estimulado a uma competição em nível global entre as comunidades científicas e médicas.[11] Com 230 equipes de 30 países[3] para criar tal dispositivo.[3] Diversos relatórios sugerem que deve haver oposição ao desenvolvimento dos tricorders por agências reguladoras nacionais, como a Food and Drug Administration, nos Estados Unidos, e também uma possível oposição por parte dos médicos, não interessados em ter os pacientes fazem autodiagnóstico extenso.[3] [12] Há um consenso sobre tal dispositivo, quanto à possibilidade de tal dispositivo trazer grandes melhoramento na produtividade e redução de custos,[3] e estimular um mercado bilionário. Muito investimento em tecnologia médica foi feito em 2012.[3]

Competição X Prize[editar | editar código-fonte]

A Fundação X Prize lançou, em 2012, na Consumer Electronics Show, o Tricorder X PRIZE e prometeu recompensar com 10 milhões de dólares a primeira equipe a construir o tricorder médico.[13] De acordo com as diretrizes do prêmio, o dispositivo deve ser capaz de diagnosticar 15 diferentes condições médicas, incluindo inflamação de garganta, apnéia do sono e câncer colorretal.[12] Outro parâmetro de avaliação relevante é qual das invenções terá a interface de usuário mais amigável.[12] Para vencer a competição e ganhar o prêmio, o tricorder médico terá de diagnosticar essas condições em trinta pessoas em 3 dias.[12]

Funções de um tricorder médico[editar | editar código-fonte]

Há um consenso que esse gênero de dispositivo seja capaz de fazer o seguinte:

  • Diagnosticar doenças.[4] [13]
  • Mostra métricas pessoais do estado clínico, como a frequência cardíaca.[4] [13]
  • Monitoramento constante do estado clínico do indivíduo.[4]
  • Resumir o estado de saúde de uma pessoas.[4]
  • Confirmar, de maneira rápida, se um pessoa é saudável ou não. Essa função deve operar de forma similar às lâmpadas indicadoras de mau funcionamento, de um automóvel.[4] [13]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Frank Simons of Reuters. "Cientistas "beams up" (expressão usada em Star Trek, nesse caso, criam ) um tricorder "Star Trek" na vida real", Chicago Tribune, April 13, 2012. Página visitada em 2012-12-01. (em inglês)
  2. Michael Pollitt. "Indo aonde um espectrômetro de massa jamais foi: cientistas estão construindo um dispositivo de detecção próximo ao tricorder do Spock e que poderia acelerar a análise dos materiais", The Guardian, 5 September 2007. Página visitada em 2012-12-01. (em inglês)
  3. a b c d e f g "O sonho do tricorder médico: O dispositivos portáteis de mão para diagnósticos vistos em "Star Trek" estão inspirando novos add-ons médicos para smartphones", The Economist, December 1, 2012. Página visitada em 2012-12-01. (em inglês)
  4. a b c d e f Torie Bosch. "Inspirado por Star Trek, competição de 10 milhões de dólares da X-Prize para quem produzir um Tricorder na vida real", Slate Magazine, Jan 10, 2012. Página visitada em 2012-12-01. (em inglês)
  5. Nota: O nome Scanadu é uma mistura de scan e Xanadu, de acordo com o indiegogo
  6. http://www.indiegogo.com/projects/scanadu-scout-the-first-medical-tricorder?c=activity
  7. a b Matt Peckham, Time Tech, May 24, 2013, Um tricorder Star Trek? ‘Scanadu Scout’, um monitor eletrônico de saúde, Surges consegue atingir a meta do Indiegogo: Se lembra do tricorder do Star Trek's? Existe pessoas fazendo a versão do começo do século XXI, Accessed June 26, 2013 (em inglês)
  8. Colleen Taylor, Tech Crunch, May 22, 2013, Um hands-On no The Scanadu Scout, O gadget voltado para a saúde, cuja a forma de aprovação pela FDA é o crowdfunding, Accessed June 26, 2013 (em inglês)
  9. Corrinne Burns. "Tecnologia Star Trek: como os cientistas do século XXI estão tornado isso possível. Muitos foram inspirados por Star Trek para se tornarem cientistas, e alguns estão começando a fazer das engenhocas da ficção uma realidade", The Guardian, 19 October 2012. Página visitada em 2012-12-01. (em inglês)
  10. http://www.qualcommtricorderxprize.org‎
  11. Marketwire. "Cinco capitães Star Trek sobre o Tricorder se tornar realidade", Wall Street Journal, October 22, 2012. Página visitada em 2012-12-01. (em inglês)
  12. a b c d Charles Arthur. "CES 2012: Cure-me, Scotty: The X Prize Foundation espera levar dispositivos, com capacidade de diagnóstico automático e instantâneo, para fora do reino da ficção científica", The Guardian, 12 January 2012. Página visitada em 2012-12-01. (em inglês)
  13. a b c d "Tricorder Star Trek inspira a novo disputa X Prize", CBC News, Jan 12, 2012. Página visitada em 2012-12-01. (em inglês)


Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.