Trigonotarbida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A ordem Trigonotarbida é um grupo extinto de aracnídeos, cujos fósseis registro se estendem desde o período final Siluriano até o início do Permiano (c. 419 a 290 milhões de anos atrás). Diversos registros da presença destes animais foram feitos em localidades da Europa e da América do Norte, bem como um único registro na Argentina[1] . Os Trigonotarbidas podem ser como aranhas ou aracnídeos, mas incapazes de produzir ou fiar seda.

Eles variaram em tamanho indo de alguns milímetros a alguns centímetros de comprimento do corpo, com um abdômen segmentado e tergitos em toda a parte de trás do mesmo, caracteristicamente dividido em três ou cinco placas separadas. Provavelmente, viviam como predadores entre os artrópodes. Algumas espécies desenvolveram uma carapaça fortemente blindada e protegida conta espinhos e tubérculos. Cerca de setenta espécies são conhecidas atualmente.

Referências

  1. Henry Woodward. Discovery of the remains of a fossil crab (Decapoda–Bracyura) in the Coal Measures of the Environs of Mons, Belgium. [S.l.]: Geological Magazine, 1878.