Tshwane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde Junho de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Localização do município metropolitano de Tshwane

O Município Metropolitano da Cidade de Tshwane ou Tsuane[1] (em inglês: City of Tshwane Metropolitan Municipality), conhecido simplesmente como Cidade de Tshwane (AFI[ˈtswɑːneɪ]) ou Tsuane é um município situado na província de Gauteng, África do Sul, que engloba entre outras a cidade de Pretória.

O nome dado à cidade de Pretória, em 1855, foi uma homenagem a Andries Pretorius, um líder dos descendentes dos colonizadores holandeses (boêres) que durante o século XVII se expandiram por todo o país, fugindo da colonização inglesa.

O nome Tshwane, segundo as autoridades municipais, pode ser traduzido ao pé da letra por “somos todos iguais", embora a evidência linguística tenda apontar para o significado "vaca preta".[carece de fontes?]

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Após várias discussões, uma comissão aprovou por unanimidade a mudança do nome da capital administrativa da África do Sul de Pretória para Tshwane.

A discussão durou cerca de quatro horas até que o Conselho de Nomes Geográficos chegasse a sua conclusão, resultando neste fim de semana na manifestação de centenas de brancos que se posicionaram contra a mudança do nome. No mês de março a prefeitura já havia aprovado a troca, dependendo apenas da aprovação do ministro das Artes e Cultura, Pallo Jordan, para que o novo nome seja formalizado. Após sua aprovação, o governo da cidade promoverá uma campanha mundial de publicidade para divulgar o novo nome.

Referências

  1. Serviço das Publicações da União Europeia. Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas Código de Redacção Interinstitucional. Visitado em 25 de outubro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a África do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.