Universo em Desencanto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.

Universo em Desencanto é o Livro de uma obra de 1013 livros [1] com fundamentos basicos e logicos da verdadeira origem do ser humano que forma os conhecimentos da chamada Cultura Racional, ditadas por uma Divindade denominada Racional Superior, Habitante do chamado Mundo Racional que é a raiz mestra da fecundação, formação, geração e criação do mundo e de todo o Universo. Esses ensinamentos foram ditados através de seu aparelho único na Terra, o Sr. Manoel Jacintho Coelho que já nasceu com a missão de se ligar ao Mundo racional por ter vindo de lá com o seu Raciocínio desenvolvido. Conforme o livro UNIVERSO EM DESENCANTO , trata-se de um conhecimento de retorno da humanidade ao seu "verdadeiro mundo natural de origem", o Mundo Racional, por meio da uma Energia Racional, que faria a ligação do ser humano ao Mundo Raciona pelo desenvolvimento do RACIOCINIO que está materializado na Glândula Pineal ou Epifise que significa um Celula de Natureza Superiorl.[2]

História[editar | editar código-fonte]

A Cultura Racional foi fundada por Manoel Jacintho Coelho (1903-1991), considerado pela Cultura Racional como o Racional Superior da Terra, na cidade do Rio de Janeiro. Sendo que no dia 4 de outubro de 1935 iniciou a elaboração da enciclopédia de Cultura Racional composta de 1 013 livros, intitulada Universo em Desencanto, e a concluiu em 5 de dezembro de 1990. Os livros foram divididos em seis partes, 1°- Obras Primas Francisco de Assis UNIVERSO EM DESENCANTO composta de 4 Livros cada qual contendo mais de 450 paginas iniciada no dia 4 de Outubro de 1935 e concluídos em 1938, - 2ª Etapa composta de 3 Livros UNIVERSO EM DESENCANTO denominados de AMARELÕES ditados nos anos 60, Em 1970 começa a 3ª Etapa da Cultura Racional onde é iniciado a Obra de 21 volumes , 4°- Réplica, composta de 21 volumes, 5°- Tréplica, composta de 21 volumes, 6°- O Completivo chamado de Grande Histórico, composta de 943 volumes e assim totalizando 1013 Livros sendo a Maior Obra literária do Planeta Terra em quantidade e conteudo pois nela é desenvolvido e definidos 48 cursos que a mente humana conhece e que jamais tinha encontrado uma definição e mais 28 Cusos desconhecidos pela humanidade de forma simples e natural.

Conteúdo[editar | editar código-fonte]

Os livros Universo em Desencanto se compõem de uma soma de mil e treze Livros sendo a maior Obra literaria ditada por um só autor e assim suí generis e inédita na Terra[3] num total de mais de mil volumes estruturados da seguinte forma:

Os 4 primeiros Livros começaram a serem ditados no dia 4 de Outubro denominados de OBRAS PRIMAS FRANCISCO DE ASSIS "UNIVERSO EM DESENCANTO e concluídos no ano de 1938.[editar | editar código-fonte]

Eles foram os primeiros Livros da Cultura Racional ditados na tenda Espirita Francisco de Assis e por isso receberam esse Sub Titulo Obras Primas ou seja Obra primeiras de Francisco de Assis Universo em Desencanto onde encontra-se todos os fundamentos e ensinamentos da Cultura Racional num portugues erudito e arcaico com algumas passagens em latim, hebraico e ate aramaico.

Os 3 livros da Obra sequencial da Tenda Espirita Francisco de Assis UNIVERSO EM DESENCANTO FORAM[editar | editar código-fonte]

Os três livros de capa amarela com os nomes de "Manoel Jacintho Coelho, Racional Superior e Amarelão (com 336, 352 e 152 páginas respectivamente extraído do 1º livro das Obras Primas Francisco de Assis UNIVERSO EM DESENCANTO), escritos esses livros em 1967. Ali são expostos de forma resumida parte dos conhecimentos dao 1º Livro da obra Primas Francisco de Assis " Universo em Desencanto" que originou a Cultura Racional.

Os 21 livros da Obra Básica que foi inicida em 1970[editar | editar código-fonte]

Com a média de 300 páginas em cada livro, a obra traz a descrição da formação do Universo, da Terra, da Vida, a evolução do mundo e seus componentes ao longo do tempo e o destino final de todos os seres existentes. Esses livros também discorrem sobre os mais diversos temas como: o relacionamento entre os seres humanos, as sociedades e a natureza, filosofias, religiões, comportamentos, idéias, conceitos, processos mentais como pensamento, imaginação e raciocínio, além de trazer uma nova explicação sobre discos voadores e extraterrestres.

Os 21 livros da Réplica[editar | editar código-fonte]

São livros com cerca de 150 páginas que respondem a possíveis dúvidas que possam surgir após a leitura dos livros anteriores.

Os 21 livros da Tréplica[editar | editar código-fonte]

Assim como na Réplica, o seu objetivo é sanar dúvidas, já que, segundo seu autor, "por ser um assunto totalmente desconhecido de todos é preciso e muito necessário uma infinidade de repetições e comparações, para todos terem um brilhante, positivo e consciente conhecimento (...)" [4] . Também possuem cerca de 150 páginas cada livro.

Os 943 livros do Histórico ou Fascículos[editar | editar código-fonte]

Com livros que variam de 10 a 150 páginas (os fascículos com menos páginas são a maior parte dessa seleção), o Histórico é a complementação da Cultura Racional, em que novos assuntos e definições são tratados e estudados. [1]

Referências[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • a b COELHO, Manoel Jacintho. Universo em Desencanto: Imunização Racional, 934º Vol. do Histórico 1º ed. Ed. Gráfica Racional, Belford Roxo, RJ, s.d. Pp. 7.
  • COELHO, Manoel Jacintho. Universo em Desencanto: Imunização Racional, 1º Vol. da Réplica 1º ed. Ed. Gráfica Racional, Belford Roxo, RJ, s.d. Pp. 3.
  • Neumann, Ricardo. A Cultura Racional e o campo religioso brasileiro contemporâneo . 26a Reunião da SBPH. Rio de Janeiro, 2006. Disponível na Internet em sbph.org/reuniao/26/trabalhos/Ricardo_Neumann/ Acesso em 25 de Maio de 2008
  • COELHO, Manoel Jacintho. Universo em Desencanto: Imunização Racional, 1º Vol. Réplica 1º ed. Ed. Gráfica Racional, Belford Roxo, RJ, s.d. Pp. 80.