Usuário(a):Aknidud/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Viralat1
Nascimento 07 de fevereiro de 1967
São Paulo, São Paulo
Residência Belo Horizonte, Minas Gerais.
Nacionalidade brasileiro
Progenitores Mãe: Marlene Hildeband Robleño
Pai: Fernando Robleño Ortega
Ocupação Ator e palhaço
Principais trabalhos Palhaço Viralata, Crque du Soleil, Armatrux, Sociedade do Riso.
Religião Agnóstico
Página oficial
http://www.robleno.eu

Rodrigo Robleñoo (São Paulo, 07 de fevereiro de 1967, conhecido pelo nome Viralata é um dos mais conhecidos palhaços brasileiros, principalmente em Minas Gerais.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Rodrigo Robleño nasceu em um subúrbio da cidade de São Paulo, vindo de família simples. Aos 10 anos mudou-se, com seus pais e família, para a cidade de Betim, minas Gerais. Aos 12 anos, a família mudou-se para a Espanha. Foi lá que Robleño conheceu as duas grandes paixões que marcaria suma vida: o Teatro e o Escotismo. Apenas um ano depois, regressaram para o Brasil, mas as sementes para a sua vida estavam plantadas. Aos 14 anos fundou um grupo Escoteiro em Betim e entrei para um grupo amador, onde exerceu, além de ator, as funções de técnco de luz e diretor. Aos 21 anos, ingressou no curso de Formação de Atores do Teatro Universitário da UFMG e foi nessa escola que tev seu primeiro contato cm o mundo da palhaçaria, quando ganhou uma bolsa para fazer um curso de "Iniciação ao clown" oferecido pelo Grupo Argentino La Pita 4, com a produção da Cia. Absurda, de Belo Horizonte.

No início de sua carreira teatral, se apresentou em alguns teatros da cidade mas, ao se formar, voltou para Betim onde, por 2 anos, foi Coordenador de Artes cênicas da Fundação Artístico Cultural de Betim - FUNARBE. em 1992, participa do Retiro Teatral do Grupo LUME, de Campinas, sob a orientação de Burnier. É nesse momento que define que sua trajetória de vida estaria intimamente relacionada à palhaçaria.

Em 1993, com 26 anos, Robleño volta para a Espanha e, durante 3 anos, passa o chapéu na rua para sobreviver. Entre viagens e amigos, começa a entender e definir o que para ele seria a técnica de palhaçaria; a ideologia, a filosofia e, principalmente, a função de ser palhaço. Após esse período, regressa para Belo Horizonte.

Ainda na década de 90, funda um grupo de palhaços com 2 amigos, atua em diferentes trabalhos e companhias, ministra cursos. O início do "Novo Milênio" traz um artista mais maduro e com mais oportunidades. Primeiro, trabalha como co-apresentador no Programa Infantil TVX, da TV Horizonte (dois anos trabalhando em um programa infantil, ao vivo e com presença do público, uma experiência enriquecedora em sua carreira); depois, se associa ao Grupo Armatrux com quem cria a "Sociedade do Riso", em 2002. Juntos, realizam oficinas, espetáculos e vídeos cujos personagens centrais são palhaços. Em 2005, Robleño é convidado para ser Curador de Rua do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte, FIT/BH e, poucos meses depois, recebe novo convite, dessa vez, para atuar no espetáculo Varekai, da renomada Companhia canadense Cirque du Soleil. Durante 4 anos e quase 1500 apresentações, em cidades do Canadá, Oceania e Europa, Robleño deu vida ao palhaço-personagem Skywatcher, criado por John Gilkey.

Novamente de volta ao Brasil,e após um período confuso, Robleño volta a dar classes e cria, em parceria com a Spetáculo Casa de Artes, o projeto Uniclown, em 2013. Esse projeto, futuramente, em 2017, passa a contar com a parceria do Grupo Armatrux e é rebatizado de "Sociedade do Riso".

Rodrigo Robleño, desde seu retorno, também dirigiu vários espetáculos de palhaços, de rua e de bonecos (formas animadas), trabalhando com diferentes artistas e companhias do Brasil. Em 2015, foi homenageado pelo "Circovolante - Festival Internacional de Palhaços". Nesse mesmo ano, lançou o livro "Viralata: o palhaço tá solto!", onde conta sua trajetória e seus princípios sobre o trabalho claunesco.

Vale destacar que Robleño atua não só como artista, mas como militante da classe artística, participando em diferentes esferas e iniciativas, como representante de circo ou teatro, ou como pensador e multiplicador de ideias.

Atualmente, Rodrigo Robleño viv na cidade de Belo Horizonte, atuando, dirigindo, escrevendo - tanto para teatro, vídeo ou literatura - mas seu trabalho mais reconhecido é, ainda, o de palhaço.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Na Televisão[editar | editar código-fonte]

  • 2000/02 - TVX ... Viralata

Vídeos[editar | editar código-fonte]

  • 2001 - Janela sobre o sonho ... autor.
  • 2003 - Corrida das águas, Grupo Armatrux ... Autor, codiretor e ator.
  • 2004 - Um por todos, todos por um ... autor.

Realizou outros curtametragens como ator.

Outros humoristas famosos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]


Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CASTRO, Alice Viveiros de. "Elogio da Bobagem".
  • ROBLEÑO, Rodrigo. "Viralata: o palhaço tá solto!", Gulliver Editora (edição de autor), Divinópolis, Setembro de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Viralata
Ícone de esboço Este artigo sobre humoristas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Categoria:Naturais de São Paulo Categoria:Palhaços do Brasil Lista_de_escoteiros.