Usuário(a):Andy Cardoso/Testes/Merieme Chadid

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Andy Cardoso/Testes/Merieme Chadid
Andy Cardoso/Testes/Merieme Chadid
Alma mater Ph.D. Paul Sabatier University


Merieme Chadid (nascida em 11 de outubro de 1969 em Casablanca) é uma astrônoma marroquina-francesa, exploradora e pesquisadora da Universidade de Nice Sophia Antipolis. Em 2005, ela liderou um programa científico polar internacional e se comprometeu a instalar um importante observatório astronômico no coração da Antártida.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Chadid recebeu título de mestre em física pela Universidade de Casablanca e, em seguida, recebeu Ph.D. pela Universidade Paul Sabatier, Toulouse, em 1996, descobrindo e explicando as ondas de choque hipersônicas em estrelas pulsantes. Ela então se juntou ao Centro Nacional de Pesquisa Científica e ao Observatório Europeu do Sul e, em seguida, trabalhou na instalação do Very Large Telescope no Chile. Em 2002, ela se juntou ao Conseil National des Astronomes. Ela também obteve o mais alto grau de qualificação universitária Habilitation à diriger des recherches (HDR) (um segundo PhD) na Universidade de Nice Sophia-Antipolis. Ela teve vários cursos de educação executiva da Harvard Kennedy School.

Chadid é a primeira marroquina a pôr os pés na Antártida e a primeira a fincar a bandeira marroquina na Antártida.

Em 2005, Chadid liderou sua primeira expedição para instalar telescópios para um observatório astronômico no coração da Antártida. Listada pela Forbes Magazine como uma das trinta trabalhadoras mais interessantes do mundo, ela estava envolvida na instalação de telescópios VLT no deserto do Atacama, no Chile, e se comprometeu a instalar o grande observatório astronômico no coração da Antártida, onde realizou trabalho pioneiro.

Veja Também[editar | editar código-fonte]

Linha do tempo das mulheres na ciência

Referências[editar | editar código-fonte]