Usuário(a):CrazyLG/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ratcatcher
  • Reino Unido
  • França

94 min 
Direção Lynne Ramsay
Produção Gavin Emerson
Roteiro Lynne Ramsay
Elenco
  • William Eadie
  • Tommy Flanagan
  • Mandy Matthews
Música Rachel Portman
Diretor de fotografia Alwin H. Küchler
Edição Lucia Zucchetti
Companhia(s) produtora(s)
Lançamento
  • 13 de maio de 1999 (1999-05-13) (Cannes)
  • 12 de novembro de 1999 (1999-11-12) (Reino Unido)
  • 12 de janeiro de 2000 (2000-01-12) (França)
Idioma inglês
Receita $888,354[1]

Ratcatcher (Brasil: O Lixo e o Sonho ) é um filme de drama lançado em 1999. O filme foi escrito e dirigido por Lynne Ramsay. Foi o seu primeiro longa-metragem e foi exibido na seção Un Certain Regard do Festival de Cannes de 1999.[2]

O filme ganhou vários prêmios incluindo o Carl Foreman Award de Recém-chegado no Cinema Britânico durante o BAFTA, o Sutherland Trophy no Festival de Cinema de Londres e o Silver Hugo de Melhor Diretor no Festival Internacional de Cinema de Chicago.

Ratcatcher nunca foi amplamente distribuído.[3] Ele foi lançado em DVD pela The Criterion Collection.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

Ratcatcher é ambientado em Glasgow, 1973. A cidade, apesar de sua arquitetura vitoriana, tem uma das piores condições de habitação da Europa Ocidental, a falta de água quente e a falta de banheiros dentro de moradias são exemplos disso. A cidade está no meio de um grande programa de redesenvolvimento, demolindo essas moradias e realojando os inquilinos em novas e modernas propriedades. Os problemas nessas moradias são agravados pela recente greve dos catadores de lixo, criando um novo perigo à saúde dos moradores e um terreno fértil para ratos. O personagem principal, James, é um garoto de 12 anos de idade, crescendo em uma dessas moradias, a qual fica cada vez mais vazia com a saída dos inquilinos realojados. James, com o resto de sua família, duas irmãs, uma mais velha, uma mais nova, sua mãe e seu pai alcoólatra, esperam pacientemente para serem realojados.

Enredo[editar | editar código-fonte]

O filme abre com foco no amigo de James, Ryan Quinn, sendo forçado a colocar as suas botas de borracha para visitar seu pai, que está preso. Ele prefere brincar com James, então ele foge enquanto sua mãe não está olhando. Ryan encontra James no canal e durante uma brincadeira violenta ele é afogado, James claramente sente a culpa de não ter levantado nenhum alarme, porém, ele acredita que sua falta de ação passou despercebida.

A família de Ryan é eventualmente realojada e no dia de sua partida, a mãe de Ryan dá a James um par de sandálias que ela teria comprado para Ryan no dia de sua morte.

O filme segue James enquanto ele tenta chegar a um acordo com sua culpa, e entender os aspectos insensíveis do ambiente em que ele vive.

Seu único alívio vem quando ele pega um ônibus e acaba nos limites da cidade, onde um novo conjunto habitacional está sendo construído. Ele explora as casas em construção, e fica maravilhado com a visão da janela de uma cozinha: uma grande plantação de trigo, soprando ao vendo e alcançando o horizonte. Na cena principal do filme, ele escala até a janela e escapa para a belíssima liberdade da plantação.

James faz amizade com uma garota, Margaret Anne, a qual ele tenta ajudar depois de seus óculos serem jogados no canal pela gangue local. James e Margaret Anne tornam-se amigos próximos. Ela é o seu único outro alívio do ambiente hostil de sua casa. Ela tem seus próprios problemas, deixando ser abusada pela gangue local. Eles encontram conforto na companhia um do outro.

Um dos amigos de James, Kenny, recebe um camundongo como presente de aniversário. Depois da gangue jogar o camundongo de um lado para o outro para fazê-lo "voar", Kenny amarra a calda do camundongo a um balão e nós vemos ele flutuar até a lua, onde ele se junta a uma colônia de camundongos que se divertem.

Kenny cai no canal e é resgatado pelo pai de James, tornando-o brevemente em um herói local.

Apesar dos militares eventualmente limparem todo o lixo nos arredores, James percebe que sua situação provavelmente nunca mudará. Ele se joga no canal, nós vemos uma breve cena na qual a família de James se muda para uma nova vizinhança.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • William Eadie como James Gillespie
  • Tommy Flanagan como George Gillespie
  • Mandy Matthews como Anne Gillespie
  • Michelle Stewart como Ellen Gillespie
  • Lynne Ramsay Jr. como Anne Marie Gillespie
  • Leanne Mullen como Margaret Anne
  • Thomas McTaggart como Ryan Quinn

Recepção[editar | editar código-fonte]

Ratcatcher foi bem recebido pela crítica. O site agregador de críticas Rotten Tomatoes reporta que 84% de 38 críticos fizeram uma crítica positiva do filme, para uma média de 7.6/10. O consenso crítico do site é que "Críticos acham Ratcatcher um filme assombrosamente belo, apesar de sua história ser difícil de segurar." Metacritic, que atribui uma média de mais de 100 críticos populares, tem uma média de 76 pontos de 18 críticos. O popular site de cinema Taste of Cinema coloca "Ratcatcher" como o quarto melhor filme Escocês de todos os tempos.[4]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Ratcatcher». The Numbers. Consultado em 24 de junho de 2015 
  2. «Festival de Cannes: Ratcatcher». festival-cannes.com. Consultado em 10 de outubro de 2009 
  3. «Ratcatcher - The Numbers». Consultado em 24 de junho de 2015 
  4. http://www.tasteofcinema.com/2015/the-15-greatest-scottish-movies-of-all-time/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Categoria:Filmes de 1999 Categoria:Filmes ambientados em 1973