Usuário(a):Kunigami/Lei de Deméter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Lei de Deméter ou Princípio do Menor Conhecimento é um guia de design para desenvolvimento de software, particularmente programação orientada a objetos. Na sua forma geral, a Lei de Deméter é um caso específico do princípio do baixo acoplamento. O guia foi desenvolvido na Universidade de Northearstern por volta do fim de 1987 e pode ser sucintamente resumida por uma das seguintes maneiras:

  • Cada unidade deve conter uma quantidade limitada de conhecimento sobre as outras, e apenas sobre unidades "fortemente" relacionadas a ela.
  • Cada unidade deve conversar apenas com seus amigos; não falar com estranhos.
  • Falar apenas com seus amigos mais próximos.

A noção fundamental é que um dado objeto deve supor o mínimo sobre a estrutura ou propriedades de qualquer outro objeto (incluindo seus sub-componentes).

A origem do nome é o Projeto Deméter[1], sobre programação adaptativa e orientada a aspecto. O projeto por sua vez foi nomeado em homenagem à Deméter, Deusa grega da agricultura, para representar a filosofia de programação ascendente que está incluída na própria lei.

Referências

  1. «Demeter: Aspect-Oriented Software Development» (em inglês). Northeastern University. Consultado em 23 de Junho de 2012 

Ver também[editar | editar código-fonte]