Usuário(a):Lennon Dos Santos/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Em 27 a.C. e com a idade de 36 anos, Otaviano era o único líder romano. Naquele ano, ele tomou o nome de Augusto. Esse evento é geralmente considerado pelos historiadores como o início do Império Romano - embora Roma fosse um estado "imperial" desde 146 a.C., quando Cartago foi arrasada por Cipião Emiliano e a Grécia foi conquistada por Lúcio Múmio. Oficialmente, o governo era republicano, mas Augusto assumiu poderes absolutos. Sua reforma do governo provocou um período de dois séculos coloquialmente referido pelos romanos como Pax Romana.

REVISÃO LENNON DOS SANTOS:

Juntamente com sua reforma no sistema político, a partir da Estátua de Augusto de Prima Porta, que hoje fica localizada no museu do Vaticano[1], temos uma fonte primária, para compreendermos que a arte romana obteve forte influência na consolidação e expansão do Império Romano. Ela Foi encontrada em 1863, em uma região ao norte da cidade de Roma. Foi produzida em mármore no ano 20 a.C a partir de um modelo em bronze elaborado entre os anos de 27 e 19 a.C. A estátua de Augusto de Prima Porta é uma fonte primordial para o entendimento do Império Romano por Augusto e seu poder. Roma se fundamentava na cultura visual como facilitadora de difusão de rituais públicos religiosos, sociais e/ou intelectuais. Nela, se exibe uma simbologia: o gesto do imperador, a couraça e o Cupido, obtendo um caráter de consolidação militar, religiosa e intelectual. O gesto: a estátua representa um discurso do imperador às suas tropas, que com serenidade e oratória inspira seu exército à conquista. A couraça, através de algumas representações, demonstra o divino, os povos conquistados, deuses e o heroísmo do imperador[2]. (JUNIOR, 2021, p. 21-22)

  1. «Augustus from Prima Porta». m.museivaticani.va (em inglês). Consultado em 19 de dezembro de 2022 
  2. «A estátua de Augusto de Prima Porta como a personificação do Império Romano em livros didáticos de História». webcache.googleusercontent.com. Consultado em 19 de dezembro de 2022