Usuário(a):Memoryblack/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tamara Alves (Portimão, 1983) é uma artista visual, muralista, ilustradora e tatuadora, residente em Lisboa[1].

Percurso[editar | editar código-fonte]

Tamara Alves é filha de dois pintores e, como tal, começou a pintar quando ainda era criança[2]. Licenciou-se em 2006 em Artes Plásticas na Escola Superior de Arte e Design (ESAD), nas Caldas da Rainha, e fez o Mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP)[3] onde apresentou uma das primeiras dissertações de tese sobre activismo plástico em contexto urbano[2], intitulada “Public Activism in the Urban Context”[4].

Tamara Alves tem participado, desde 2000, em vários projectos, exposições individuais e colectivas e intervenções de arte urbana[4], de norte a sul do país[5], e muitas vezes inspirada na poesia da ‘Beat Generation’ e nos filmes de David Cronenberg[6].

A sua exposição "When the Rest of the World has Gone to Sleep" esteve presente na Galeria Underdogs, entre 24 de Janeiro e 7 de Março de 2020, em Lisboa, Portugal[1]. Foi Inspirada na tranquilidade noturna do seu atelier, numa fuga à velocidade e azáfama das ruas[6].

Obra[editar | editar código-fonte]

Alves está interessada na arte urbana e prefere ignorar espaços convencionais como galerias ou museus. Assim, escolhe apresentar o seu trabalho na rua ou em espaços públicos, utilizando suportes com características diversas, como o desenho, a pintura, a cerâmica ou a tatuagem[7], para representar o panorama erótico de um corpo contemporâneo com esses efeitos de dilatação dos limites que o constituem[8].

Referências[editar | editar código-fonte]