Usuário:JMagalhães/Notepad41

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Incómodos e desconfortos[editar | editar código-fonte]

Os sintomas e desconfortos da gravidez são condições normais e próprias do processo de gravidez, que não interferem de forma significativa com as atividades diárias nem constituem uma ameaça para a saúde da mãe ou do bebé. Por outro lado, as complicações da gravidez são condições que apresentam riscos para a saúde. No entanto, não existe uma divisão clara entre sintomas, desconfortos e complicações, e em alguns casos a mesma característica pode ser considerada desconforto ou complicação dependendo da gravidade. Por exemplo, náuseas ligeiras podem ser apenas um desconforto, mas no caso de serem graves e acompanhadas de vómitos, podem provocar distúrbio eletrolítico e serem consideradas uma complicação (hiperémese gravídica). Os sintomas e desconfortos mais comuns durante a gravidez incluem:


<-- acne, azia, cãibras, cansaço, dores nas costas/ciática, enjoos, hemorroidas, inchaço, incontinência, insónias, obstipação, tensão baixa/tonturas, varizes -->


  1. Merck. «Urinary tract infections during pregnancy». Merck Manual Home Health Handbook 
  2. Vazquez, JC (Aug 3, 2010). «Constipation, haemorrhoids, and heartburn in pregnancy». Clinical evidence. 2010. 1411 páginas. PMC 3217736Acessível livremente. PMID 21418682  Verifique data em: |data= (ajuda)