Usuário:John Paul/testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vista do nível mais alto da Torre Eiffel, com o Champ de Mars no primeiro plano, e a Tour Montparnasse (Torre Montparnasse) ao fundo. A École Militaire é a terceira estrutura de cima para baixo

Champ de Mars é uma das maiores áreas verdes em Paris, França, localizada no sétimo distrito, entre a Torre Eiffel à noroeste e a École Militaire à sudeste. O nome significa "Campo de Marte", havendo um relativa controvérsia quanto à origem do nome. Para alguns, o nome seria uma homenagem direta à Marte, o deus romano da guerra, enquanto para outros, deve sua origem ao Campus Martius, uma zona da Roma antiga.

O fato é que, direta ou indiretamente, Champ de Mars deve seu nome ao deus Marte, já que o Campo romano foi batizado em homenagem àquele.

Em seus primórdios, que remontam ao séc. XVI, a paisagem desta vasta esplanada era basicamente ocupada por vinhedos e pomares. Já no séc. XVIII, o Exército francês o utilizara como campo de treinamento, devido à sua grande extensão, que poderia abrigar facilmente 10.000 homens prontos para o combate. Nesse período, fora cercado por grandes barras de fero forjado.


Sua magnificência não escapara aos olhos dos líderes da época, que prontamente o utilizaram em todas as grandes comemorações, desde 1790 até hoje.

Em 1790, Talleyrand, então bispo de Autun, organizara o ancestral do grande festival nacional da França de 14 de julho, celebrado anualmente em comemoração à queda da Bastilha. Esse festival reuniu 30.000 espectadores, que da tribuna instalada em frente à Academia Militar, assistiram a uma cerimônia grandiosa orquestrada por 300 padres e a um coral composto por centenas de crianças. Em 1837 um gigantesco baquete fora preparado para o casamento do Duque de Orleans.


Em 1889, data em que fora concluída a construção da Torre Eiffel, o Exército cedeu o Champ de Mars à cidade de Paris, que confiou sua transformação ao arquiteto Jean-Camille Formigé, que idealizou o Jardim das Serras de Auteil. Sua extensão fora significativamente reduzida de seus 42 hectares originais. Com a especulação imobiliária, no séc. XX, o parque cedeu parte de sua área à construção de imóveis situados nas avenidas Suffren e Bourdonnais. Hoje conta com 24,5 hectares. Situado numa das mais belas regiões da cidade, está permanentemente aberto, podendo ser visitado tanto de dia como de noite.



Muitos eventos continuam a fazer bom proveito da magnífica perspectiva que se estende da École Militaire à Torre Eiffel, particularmente os enormes concertos que atraem grandes nomes da música, dos Três Tenores ao maestro Seiji Ozawa.


Champs de Mars Massacre (French Revolution)[editar | editar código-fonte]

During the French Revolution, the Champ de Mars was the setting of the Fête de la Fédération, on the 14 July 1790. It was also the setting of a massacre on July 17, 1791, when a crowd collected to draft a petition seeking the removal of King Louis XVI. This happened just days after the second anniversary of the storming of the Bastille. Soldiers under the command of the Jean-Sylvain Bailly opened fire, killing about 50 people; whereas, General Lafayette had vainly tried to disperse the crowd.

The nearest Metro station is Champs de Mars - Tour Eiffel.

Montreal[editar | editar código-fonte]

The Champ-de-Mars is also a public park in Montreal, in front of the City Hall. Formerly a military parade ground, the park contains remnants of Montreal's fortifications.

Mauritius[editar | editar código-fonte]

The Champs de Mars is also a race-course on the island of Mauritius. It is located close to the centre of the capital, Port Louis

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Champ-de-Mars

Predefinição:IledeFrance-geo-stub