Usuário(a):La paura non c'è/Testes/4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dark
1.ª temporada
Informações
Elenco
País de origem  Alemanha
N.º de episódios 10
Transmissão
Emissora
original
Netflix
Lançamento 1 de dezembro de 2017 (2017-12-01)
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
2ª temporada
Lista de episódios de Dark

Enredo[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada começa em 2019, mas depois se expande para 1986 e 1953 via viagem no tempo, quando os membros das famílias centrais do programa ficam sabendo de um buraco de minhoca no sistema de cavernas abaixo da usina nuclear local. Durante a primeira temporada, segredos são revelados sobre as famílias Kahnwald, Nielsen, Doppler e Tiedemann, e suas vidas começam a desmoronar quando seus laços são expostos. A conspiração envolve as crianças desaparecidas e a história da cidade e seus cidadãos.

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

N.º na
série
N.º na
temp.
TítuloDirigido porEscrito porLançamento
11 "Geheimnisse"
"Segredos" (BR)
Baran bo OdarJantje Friese1 de dezembro de 2017 (2017-12-01)
Em junho de 2019, Michael Kahnwald, de 43 anos, comete suicídio, mas sua mãe Ines esconde sua carta de suicídio antes que alguém a note. Em 4 de novembro, após quase dois meses de tratamento numa instituição psiquiátrica, o filho adolescente de Michael, Jonas, retorna à escola e se une novamente ao melhor amigo, Bartosz Tiedemann, que agora está namorando o interesse amoroso de Jonas, Martha. Erik Obendorf, o principal fornecedor de maconha na escola, esteve perdido por duas semanas, e o policial Ulrich Nielsen — pai de Martha Nielsen e seus irmãos, o jovem Magnus Nielsen e o menino Mikkel Nielsen — se tornou responsável pela investigação, que tem dificuldade de obter pistas. Enquanto isso, Ulrich trai sua esposa, a diretora do colégio Katharina, com a mãe de Jonas, Hannah. Ao buscar a pilha de drogas de Erik numa caverna muito próxima da usina nuclear da cidade, a qual está prestes a ser fechada, o grupo formado por Jonas, Bartosz, os jovens Nielsen e Franziska Doppler ficam assustados com sons estranhos e com a intermitência de suas lanternas. Mikkel então desaparece enquanto o restante foge das proximidades da caverna. No dia seguinte, o corpo de um menino é descoberto, mas não se trata de Mikkel. Em um local desconhecido, uma pessoa de capuz amarra Erik a uma cadeira, enquanto engata um mecanismo em volta de sua cabeça. 
22 "Lügen"
"Mentiras" (BR)
Baran bo OdarJantje Friese & Ronny Schalk1 de dezembro de 2017 (2017-12-01)
O desaparecimento de Mikkel traz memórias de 1986. O irmão mais novo de Ulrich, Mads Nielsen, sumiu, e Ulrich em 2019 começa a crer que os desaparecimentos de Erik, Mikkel e o corpo do terceiro menino estão relacionados. Enquanto fazia busca na caverna, ele encontra uma porta trancada que leva à usina nuclear, e apesar de o pedido de Ulrich para entrar na caverna ter sido recusado pelo seu diretor Aleksander Tiedemann, o pai de Bartosz, ele ainda é capaz de livrar o pai de Erik Obendorf, um empregado da usina, da lista de suspeitos. A chefe de polícia Charlotte Doppler é informada de que o menino morto, vestido de roupas dos anos 80, morreu há apenas dezesseis horas atrás, e também de que seus ouvidos foram destruídos por pressão extrema. Mais tarde, quando as luzes começam a piscar e pássaros caem do céu, Charlotte fica ainda mais preocupada. Enquanto isso, um estranho descabelado entra no hotel de propriedade de Regina Tiedemann, mãe de Bartosz. A mãe de Ulrich, Jana, mente para o filho, afirmando que seu marido, Tronte, estava com ela na noite do desaparecimento de Mads, sabendo que ele tinha saído de casa. Ao amanhecer, Mikkel, desorientado, acorda na caverna e corre para casa, apenas para descobrir a data onde está vivo: 5 de novembro de 1986. 
33 "Gestern und Heute"
"Passado e Presente" (BR)
Baran bo OdarJantje Friese & Marc O. Seng1 de dezembro de 2017 (2017-12-01)

Em 1986, quatro semanas após o desaparecimento de Mads Nielsen, um Mikkel desesperado é recebido na polícia por Egon Tiedemann, que suspeita que ele foi agredido pelo adolescente Ulrich. Mikkel é levado ao hospital pela enfermeira Ines Kahnwald, que ganha a sua confiança. Na usina nuclear, a nova diretora eleita, Claudia Tiedemann, filha de Egon e mãe de Regina, confronta seu predecessor Bernd Doppler, que informa a ela sobre latas secretas escondidas em cavernas próximas. O filho de Bernd, o guarda Helge Doppler, dá um livro a Claudia: Eine Reise durch die Zeit (Uma Jornada Pelo Tempo), de H. G. Tannhaus. Enquanto isso, quando a eletricidade se instabiliza, uma jovem Charlotte começa a investigar as mortes de vários pássaros, ao mesmo tempo em que a tímida jovem Hannah tem um interesse não correspondido em Ulrich, e Regina sofre Bullying e inicia um processo de autoflagelação. Um rebanho de ovelhas é encontrado morto por parada cardíaca e com os tímpanos rompidos e, em uma localidade desconhecida, um homem cercado de relógios manipula uma máquina de metal. Mikkel foge do hospital e retorna às cavernas; após se machucar, ele grita por ajuda.


Em 2019, Ulrich, também tendo retornado às cavernas, escuta ao longe os gritos de Mikkel, mas eles não conseguem ver um ao outro. 
44 "Doppelleben"
"Vidas Duplas" (BR)
Baran bo OdarMartin Behnke & Jantje Friese1 de dezembro de 2017 (2017-12-01)
Em 2019, Jonas Kahnwald encontra mapas e notas sobre as cavernas na garagem de sua família, enquanto Charlotte tenta encontrar uma conexão entre os meninos desaparecidos e os pássaros mortos, os quais — assim como o menino morto — foram encontrados com tímpanos estourados. Os pássaros também mostram sintomas similares àqueles encontrados após o Desastre de Chernobil, e Charlotte suspeita de conexões com os eventos de Winden em 1986. Enquanto isso, seu casamento com o psicólogo Peter tem problemas, desde que foi revelado que este tinha um caso com uma acompanhante transexual, e Charlotte ainda descobre evidências de que Peter saiu para dirigir na noite do desaparecimento de Mikkel, apesar de ele desmentir isto. Sua filha mais velha, Franziska, confidencia a Magnus Nielsen que ela pretende deixar Winden em função do casamento complicado de seus pais. A irmã mais jovem de Franziska, Elisabeth, que possui deficiência auditiva, desaparece depois de ir à escola, mas eventualmente retorna para casa, explicando que encontrou um homem misterioso, Noah, que deu a ela um relógio que já pertenceu a Charlotte. Ao mesmo tempo, o pai de Peter, Helge Doppler, que sofre de demência, é encontrado andando a esmo pela floresta, afirmando que ele "deve parar Noah". Na manhã seguinte, uma pessoa encapuzada se aproxima do amigo de Elisabeth, Yasin, e diz a ele que Noah o enviou. 
55 "Wahrheiten"
"Verdades" (BR)
Baran bo OdarMartin Behnke & Jantje Friese1 de dezembro de 2017 (2017-12-01)

Em 1986, Mikkel está no hospital após quebrar a perna na caverna, e é visitado por um padre: Noah. Após testemunhar Ulrich e Katharina transando, Hannah diz à polícia que viu Ulrich estuprar Katharina, e por isso Ulrich é preso.


Em 2019, com Yasin também desaparecido, o pânico começa a se espalhar, e Charlotte acusa Peter de estar envolvido nos desaparecimentos dos meninos. Hannah quer continuar seu Affair com Ulrich, mas ele se recusa transtornado. No hotel, o Estranho diz a Regina para entregar um pacote para Jonas, enquanto ele estará fora por alguns dias, e no caixão de Michael, o Estranho se aproxima de Jonas, dizendo a ele que seu pai, uma vez, salvou sua vida. Bartosz encontra o fornecedor de drogas de Erik Obendorf, o qual é mostrado ser o mesmo padre que visitou Mikkel há 33 anos. Mais tarde, Jonas recebe o pacote do Estranho, contendo uma lanterna, um Contador Geiger e a carta de suicídio de Michael. No bilhete, o pai de Jonas então explica que, em 4 de novembro de 2019, ele voltou a 1986, onde ele ficou e cresceu, criado por Ines, eventualmente casando com Hannah e se tornando o pai de Jonas. Portanto, Mikkel Nielsen se tornou Michael Kahnwald. 
66 "Sic Mundus Creatus Est"
"Assim Foi Criado o Mundo" (BR)
Baran bo OdarJantje Friese & Ronny Schalk1 de dezembro de 2017 (2017-12-01)
Em 2019, a família Nielsen luta para não conflitar internamente, Regina descobre possuir câncer de mama, e Ulrich descobre que seu pai tinha um caso com Claudia Tiedemann quando Mads desapareceu. Após descobrir que Regina foi a última a ver Mads em 1986, Ulrich a confronta e, apesar de ela admitir o ressentimento pelo Bullying durante sua infância, ela também o faz perceber que na verdade era Hannah a sua acusadora quanto ao suposto estupro de Katharina. Visitando o necrotério, Ulrich finalmente se dá conta de que o menino morto é Mads, cujo cadáver não sofreu influência do tempo por 33 anos. Enquanto isso, Jonas não consegue dizer à sua mãe sobre a carta de suicídio, mas entra nas cavernas armado com o bilhete de seu pai e com o equipamento da bagagem enviada pelo Estranho. Dentro das cavernas, ele encontra uma porta com uma frase em latim, Sic mundus creatus est ("Assim Foi Criado o Mundo"), e após se arrastar até o outro lado, ele nota panfletos colados em busca do desaparecido Mads Nielsen. Uma van, que passava pela localidade, freia e seus integrantes falam com ele: Hannah, de 14 anos de idade, e seu pai Sebastian, oferecendo carona a Jonas. Eles também o avisam do perigo da chuva ácida em função do recente desastre de Chernobil. 
77 "Kreuzwege"
"Ponto Crítico" (BR)
Baran bo OdarJantje Friese & Marc O. Seng1 de dezembro de 2017 (2017-12-01)

Em 2019, a polícia finalmente é liberada para entrar na usina, e Charlotte encontra uma porta fechada com solda nas cavernas. Neste período, Ulrich encontra as notas de Egon de 1986, que apontavam para Helge como um suspeito, e o visita na casa de repouso. Assustado, Helge afirma poder mudar o passado e o futuro. Ulrich é suspenso em seu serviço e Katharina o confronta sobre seu caso com Hannah. Charlotte descobre que o sistema de cavernas passa por baixo de uma velha cabine de propriedade de Helge, e mais tarde ela recebe uma mensagem de voz de Ulrich, declarando que Helge é o sequestrador, mas que a pergunta não era "como" ele o faz, mas "quando". Mais tarde, Helge deixa a casa de repouso, seguido por Ulrich, que traz um livro do quarto de Helge: Uma Viagem Pelo Tempo, de H.G. Tannhaus.


Em 1986, Helge, que trabalhava na usina durante a noite do desaparecimento de Mads, é questionado por Egon sobre seu paradeiro. O Estranho adverte Jonas de que levar Mikkel para casa fará com que ele deixe de um dia ter nascido. Katharina tenta, sem sucesso, convencer Egon de que Ulrich nunca a estuprou, e então Helge e Noah se preparam para levar o corpo de Yasin de um Bunker atrás da cabine de Helge. 
88 "Was man sät, das wird man ernten"
"Você Colhe O Que Planta" (BR)
Baran bo OdarMartin Behnke & Jantje Friese1 de dezembro de 2017 (2017-12-01)

Em 1953, pássaros começam a morrer, e os corpos não identificados de Erik e Yasin são descobertos. O chefe de polícia e pai de Ines, Daniel Kahnwald, e o policial Egon Tiedemann ficam confusos pelas roupas estranhas dos jovens. Ulrich chega de 2019 e encontra vários transeuntes, incluindo a forasteira Agnes Nielsen e seu filho Tronte, que estão prestes a alugar um quarto na casa dos Tiedemann, e um relojoeiro denominado H.G. Tannhaus, que não conhece o livro encontrado com Helge, em 2019. Através de uma conversa ouvida das jovens Ines e Jana, Ulrich descobre dos dois corpos, e quando apresentado ao menino de 9 anos Helge, ele acredita que matá-lo salvará as vidas dos garoto. Ele então golpeia o garoto repetidamente, e o deixa para morrer no Bunker. Mais tarde, Tannhaus encontra o Smartphone de Ulrich.


Em 1986, o Estranho se encontra com um Tannhaus bem mais velho, que compartilha a sua teoria de viagem no tempo por Buracos de Minhoca. O Estranho confirma a teoria do idoso, e declara que um Buraco de Minhoca daquele tipo, que permite pessoas viajarem para 33 anos no passado ou no futuro, existe justamente ali, em Winden. Ele pede a Tannhaus que conserte uma máquina de metal que possui, para que ele possa destruir o Buraco de Minhoca. Tannhaus traz então a versão original daquele mesmo dispositivo, estudando ambos lado a lado. 
99 "Alles ist Jetzt"
"Tudo Acontece Agora" (BR)
Baran bo OdarJantje Friese & Marc O. Seng1 de dezembro de 2017 (2017-12-01)

Em 1986, Ulrich é livrado das acusações de estupro, e Hannah descobre secretamente que um jovem recém-chegado, denominado Aleksander Köhler, vive sob identidade falsa. Claudia encontra seu cão Gretchen, desaparecido desde 1953, vivo e intacto nas imediações das cavernas, e começa a ler o livro de Tannhaus. Quando Bernd admite que os latões escondidos possuem subprodutos de um pequeno derretimento, Claudia contrata Aleksander para, em segredo, fechar a porta para eles. Em uma discussão com Helge — que revelou que os meninos sequestrados morreram na tentativa de Noah de criar uma máquina do tempo — que aconteceu, Noah declara que sua missão é libertar a humanidade, aproximando a si mesmo da sua versão bíblica, Noé.


Em 2019, Hannah usa seu conhecimento do passado de Aleksander para o chantageá-lo a destruir a vida de Ulrich, enquanto Regina descobre sobre a pesquisa do Estranho. Bartosz é abordado por uma Claudia idosa, sua avó supostamente morta. Hannah mente para Katharina quanto a Ulrich querer deixar sua família, e Jonas termina o relacionamento com Martha. Mais tarde, Bartosz se encontra com Noah e concorda com se juntar a ele.


Em 1953, Helge é dado como desaparecido, e Noah — com a mesma aparência de 1986 e 2019 — oferece acompanhamento pastoral para a mãe de Helge, Greta. Ulrich é preso e confessa ter matado Helge. Claudia, em sua versão de 2019, entra na loja de Tannhaus com projetos para a máquina metálica, pedindo a ele que a construa para ela. 
1010 "Alpha und Omega"
"Alfa e Ômega" (BR)
Baran bo OdarJantje Friese & Ronny Schalk1 de dezembro de 2017 (2017-12-01)

Durante a noite do desaparecimento de Mikkel, Peter está visitando o isolamento da cabine de Helge quando o corpo de Mads aparece subitamente. Ele liga a Tronte para que venha até a cabine, e Claudia chega, dizendo a eles para moverem o corpo de lugar.


Em 1986, Noah e Helge capturam Jonas, que voltou para trazer Mikkel de volta a 2019. Também tendo retornado a 1986, o velho Helge é morto mais tarde ao tentar deter sua versão mais nova, jogando o seu carro sobre o dele. Jonas acorda dentro do Bunker, acompanhado do Estranho, que revela na verdade ser o próprio Jonas em sua versão adulta, e sai para destruir o Buracos de Minhoca utilizando a máquina de Tannhaus, que o mesmo completou a partir da versão quebrada trazida pela versão adulta de Jonas e do Smartphone de Ulrich.


Em 2019, Charlotte encontra um artigo de 1953 nos arquivos, sobre o sequestro de Helge, que possui uma foto de Ulrich. Noah diz a Bartosz que Claudia é seu adversário principal, e que a versão adulta de Jonas, involuntariamente, criará o Buraco de Minhoca.


Em 1953, o menino Helge recupera a consciência conforme o Buraco de Minhoca aparece, o conectando a Jonas em 1986. Quando tentam tocar um ao outro, Helge é enviado a 1986, enquanto Jonas acorda em Winden no futuro, em 2052, sendo nocauteado por uma mulher armada. 

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Dark: Cycle 1 (Original Music from the Netflix Series)
soundtrack de Ben Frost
Lançamento 28 junho 2019 (2019-06-28)
Gênero(s)
Duração 40:50
Gravadora(s)
Produção Ben Frost

Track listing[editar | editar código-fonte]

Dark: Cycle 1 (Original Music from the Netflix Series)[1]
N.º Título Duração
1. "Alles ist miteinander verbunden"   2:36
2. "Ein Mensch – Ein Schmetterling"   2:02
3. "Die Hölle ist leer, alle Teufel sind hier"   5:04
4. "Tick tack, tick tack"   2:52
5. "Warum nicht Waldweg"   2:12
6. "Apokalypse"   3:31
7. "Kein DeLorean"   2:52
8. "Das ist nicht Mikkel"   2:30
9. "Eine Reise durch die Zeit"   2:32
10. "Ich kann die Vergangenheit ändern"   2:08
11. "Gott gib mir Gelassenheit"   2:52
12. "Wo ist Übergang"   9:39
Duração total:
40:50

Produção[editar | editar código-fonte]

Netflix approved the series in February 2016 for a first season consisting of ten one-hour episodes.[2][3] Principal photography started on 18 October 2016 in and around Berlin[4] (including Saarmund and Tremsdorf in Brandenburg),[5] and ended in March 2017.[3] The church where Jonas meets Noah was filmed at the Südwestkirchhof Cemetery in Stahnsdorf. The high school location was filmed at the Reinfelder Schule in Berlin's Charlottenburg-Wilmersdorf neighbourhood. The bridge and the train tracks were filmed in the middle of the Düppeler forest near Lake Wannsee.[6]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Resposta da crítica[editar | editar código-fonte]

The first season of Dark received mostly positive reviews from critics, with many noting its similarities to the TV series Twin Peaks and the Netflix series Stranger Things. The review aggregator website Rotten Tomatoes gave the first season an approval rating of 89%, with an average rating of 7.36 out of 10 based on 45 critics. The website's critical consensus is "Dark's central mystery unfolds slowly, both tense and terrifying, culminating in a creepy, cinematic triumph of sci-fi noir."[7] The Guardian praised the series for its tone, the complexity of its narrative, and its pacing.[8] Metacritic reported a score of 61 out of 100 based on 10 reviews, indicating "generally favorable reviews".[9] Refinery29 noted that the series was darker and more in-depth than Stranger Things.[10] However, there was some criticism by a reviewer for a heavy-handed approach to its message, a lack of sympathetic characters, and unoriginality of certain aspects of the series.[11]

Awards and nominations[editar | editar código-fonte]

The series was nominated for the Goldene Kamera TV awards 2018 in three categories: best series; best actress: Karoline Eichhorn as Charlotte Doppler; and best actor: Oliver Masucci as Ulrich Nielsen.[12] None of these nominations resulted in awards, but Louis Hofmann received the "Best Newcomer" award in recognition (among others of his performances in several movies) of his lead role in Dark.[13] In August 2018, the series received a nomination in the category Best TV Show in the Brazilian BreakTudo Awards 2018, and actor Louis Hofmann was nominated in the category "International Actor".[14]

The series was awarded the 2018 Grimme-Preis award in the category "fiction", which singled out the following cast and crew for awards:

  1. Jantje Friese (screenplay)
  2. Baran bo Odar (director)
  3. Udo Kramer (production design)
  4. Simone Baer (casting)
  5. Angela Winkler (actress)
  6. Louis Hofmann (actor)
  7. Oliver Masucci (actor)

The actors named are awarded as "representatives for the full cast".[15]


Referências

  1. «"Dark: Cycle 1 (Original Music from the Netflix Series)" von Ben Frost bei Apple Music» (em alemão) 
  2. Roxborough, Scott (24 de fevereiro de 2016). «Netflix Confirms First German Series 'Dark' From Baran bo Odar». The Hollywood Reporter. Consultado em 24 de outubro de 2016 
  3. a b Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome MC
  4. Webb, Claire. "Where is Netflix's new series Dark filmed? Is Winden a real place?," Radio Times (1 December 2017).
  5. Mitchell, Molli (21 de junho de 2019). «Dark season 2 Netflix location: Where is Dark season 2 filmed?». Express.co.uk (em inglês). Consultado em 28 de novembro de 2019 
  6. "Where was the Netflix's series Dark filmed? Three Locations from the series around Berlin," Fotostrasse. Accessed 18 July 2019.
  7. «Dark: Season 1». Rotten Tomatoes. Consultado em 28 de novembro de 2019. Cópia arquivada em 27 de novembro de 2017 
  8. Bakare, Lanre (1 de dezembro de 2017). «Dark review – a classy, knotty, time-travelling whodunnit for TV». The Guardian. Consultado em 3 de dezembro de 2017. Cópia arquivada em 7 de maio de 2020 
  9. «Dark: Season 1». Metacritic. Consultado em 20 de agosto de 2020 
  10. Romero, Ariana (1 de dezembro de 2017). «Is This New German Netflix Show The Next Stranger Things?». Refinery29. Consultado em 3 de dezembro de 2017. Cópia arquivada em 12 de janeiro de 2018 
  11. Garvin, Glenn (1 de dezembro de 2017). «You Won't Be Afraid of This Dark, But You Might Be Bored». Reason. Consultado em 3 de dezembro de 2017. Cópia arquivada em 25 de janeiro de 2018 
  12. Braun, Christina (5 de fevereiro de 2018). «Dark: 3 Nominierungen für die Goldene Kamera». Newsslash.com (em alemão). Consultado em 22 de fevereiro de 2018 
  13. Attimonelli, Alexander (22 de fevereiro de 2018). «"Goldene Kamera Nachwuchspreis": Louis Hofmann». Goldene Kamera. Consultado em 2 de julho de 2019 
  14. «Nominees announced for BreakTudo Awards 2018». CelebMix. Consultado em 11 de outubro de 2018. Cópia arquivada em 28 de agosto de 2018 
  15. «54. Grimme-Preis 2018 Dark (Netflix)». Grimme-Preis (em alemão). Consultado em 14 de março de 2018