Viação Andorinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Viação Andorinha Rio
Slogan Voando Cada Vez Mais Alto
Tipo Privada
Fundação 1960/1995
Sede Rua Boiobi 1992, Bangu - RJ - 2401-9499
Empregados aprox 700
Produtos Transporte urbano de Passageiro
Página oficial http://www.andorinhario.com.br/

Viação Andorinha Ltda[1] também conhecida como Andorinha Rio é uma empresa brasileira de transporte coletivo urbano da cidade do Rio de Janeiro.

A 1ª Viação Andorinha surgiu originalmente no início da década de 60 explorando a região conhecida como Caminho da Serra do Barata, aos pés do maciço da Pedra Branca. Em 1969 sua frota era de 66 carros, e em 1982 a Andorinha associou-se (minoritário-menor participação) com a Auto Viação Bangu fundindo em suas operações. Na ocasião da fusão, tinha 117 carros, e a Bangu tinha 122.

O que permaneceu da antiga Andorinha na fusão foram as cores vemelho e creme e a "bandeira" LTDA. Portanto, a nova e poderosa Auto Viação Bangu de 239 carros deu continuidade as cores e transformou em sede a garagem da sua adquirida.

Porém em 1995, a Bangu realizou uma cisão e a Andorinha voltou a operar independentemente, sob prefixo 59000, certamente, sem nenhuma relação com a antiga Andorinha 14000.

A empresa conta com uma frota de mais 200 veículos e mais de 700 funcionários, realizando a ligação entre os bairros da Zona Oeste e ligando os bairros do Centro e do subúrbio da Zona Norte à Zona Oeste. Em novembro de 2010 a Andorinha Rio passou a atuar dentro do Consórcio Santa Cruz.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Rio ônibus. Associadas. Página visitada em 04/09/2011.