Museu de barcos viquingues de Roskilde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Vikingeskibsmuseet)
Museu de barcos viquingues de Roskilde
Museu de barcos viquingues de Roskilde
Tipo harbor museum, museu marítimo
Inauguração 1962 (62 anos)
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 55° 39' 0.5" N 12° 4' 44.2" E
Mapa
Localidade Roskilde
Localização Roskilde (comuna) - Dinamarca
 Nota: Para outros significados, veja Roskilde (desambiguação).

O Museu de barcos viquingues de Roskilde (em dinamarquês: Vikingeskibsmuseet) é um museu situado em Roskilde, na Dinamarca, apresentando barcos da Era Viquingue, encontrados submersos no fiorde de Roskilde.[1]

Os barcos foram afundados propositadamente, por volta do ano 1000, junto a Skudelev, para protegerem a cidade de invasões inimigas por mar. O objectivo foi cumprido, ao ter ficado obstruída a principal zona navegável. Em 1962, foram realizadas escavações que revelaram a existência dos barcos. Foram identificados 5 tipos diferentes, usados para expedições militares e comerciais.

O museu foi construído em 1969, junto ao fiorde, para albergar os 5 barcos encontrados. Actualmente, o museu coloca em destaque o maior dos barcos de guerra encontrados, o Skudelev II, assim denominado em honra ao local onde foi encontrado. Foi construído em Dublim, em 1042.

As instalações do museu foram ampliadas em 1997, dispondo agora de uma ilha e de um porto, onde é possível visitar uma colecção de réplicas de barcos nórdicos e viquingues. É possível observar, também, a construção das réplicas, segundo as técnicas ancestrais de construção.

Artigos relacionados[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Tinna Damgård-Sørensen. «Vikingeskibsmuseet i Roskilde» (em dinamarquês). Den Store Danske Encyklopædi (Grande Enciclopédia Dinamarquesa). Consultado em 9 de novembro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Museu de barcos viquingues de Roskilde