Vikingeskibsmuseet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Skudelev II, no museu de barcos viquingues de Roskilde
A reconstrução de um navio viquingue, na parte exterior do museu

O Vikingeskibsmuseet ou Museu de barcos viquingues é um museu situado em Roskilde, na Dinamarca, apresentando barcos da era dos viquingues, encontrados submersos no fiorde de Roskilde.

Os barcos foram afundados propositadamente, por volta do ano 1000, junto a Skudelev, para protegerem a cidade de invasões inimigas por mar. O objectivo foi cumprido, ao ter ficado obstruída a principal zona navegável.

Em 1962, foram realizadas escavações que revelaram a existência dos barcos. Foram identificados 5 tipos diferentes, usados para expedições militares e comerciais.

O museu foi construído em 1969, junto ao fiorde, para albergar os 5 barcos encontrados.

Actualmente, o museu coloca em destaque o maior dos barcos de guerra encontrados, o Skudelev II, assim denominado em honra ao local onde foi encontrado. Foi construído em Dublim, em 1042.

As instações do museu foram ampliadas em 1997, dispondo agora de uma ilha e de um porto, onde é possível visitar uma colecção de réplicas de barcos nórdicos e viquingues. É possível observar, também, a construção das réplicas, segundo as técnicas ancestrais de construção.

Artigos relacionados[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Vikingeskibsmuseet