Vila Chã (concelho)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Concelho extinto de Vila Chã
Extinção do concelho 1836
Sede(s) do concelho Carreiras (Santiago).
Freguesias do concelho Parada e Barbudo, Dossãos, Esqueiros, Loureira, Nevogilde, Carreiras (Santiago), Carreiras (São Miguel), Travassós e Vila Verde.
Antigos Concelhos de Portugal

Vila Chã foi um concelho, com sede na freguesia de Santiago de Carreiras, no actual concelho de Vila Verde, distrito de Braga, na antiga comarca de Barcelos.

História[editar | editar código-fonte]

A carta foral foi atribuída pelo rei Dom Manuel I a 6 de Outubro de 1514, em conjunto com mais duas cartas forais a concelhos contíguos: Larim e Penela, todos terras da Casa de Bragança.

Teve a sua sede primitiva no lugar com o mesmo nome da actual freguesia de Carreiras (Santiago). Mais tarde mudou a sua sede para o lugar de Revenda da freguesia de Travassós, transitando, posteriormente, para a freguesia de São Paio de Vila Verde.[1]

Tinha, em 1801, 3 037 habitantes e 23 km². Era composto por nove freguesias: Parada e Barbudo, Dossãos, Esqueiros, Loureira, Nevogilde, Carreiras (Santiago), Carreiras (São Miguel), Travassós e Vila Verde.

Em 1836 integrou o concelho de Larim, passando a designar-se oficialmente como Vila Chã e Larim. Em 1849 tinha 6 134 habitantes e 30 km², em 11 freguesias. Passaram, nessa altura, a integrar o concelho as freguesias de Turiz e Soutelo.

Foi suprimido em 1855 e actualmente faz parte do concelho de Vila Verde.

Referências

  1. junta de freguesia de Soutelo, [1], Quem são meus ancestrais?, 15 de abril de 2015
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.