Vitoria Basaia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vitória Basaia em seu atelier.

Vitória Basaia (Rio de Janeiro, 1951) é uma gravurista, conceitualista, escultora e produtora cultural brasileira

Carioca, foi morar mais tarde em Cuiabá, no Mato Grosso. Faz parte do conselho de cultura de Várzea Grande e já escreveu um livro sobre técnicas e pesquisa em arte e educação.

Também desenvolveu projetos de reciclagem de lixo junto à população carente.

Radicada desde 1981 em Mato Grosso, reside na cidade de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Artista plástica autodidata, Basaia desenvolve pesquisas com pigmentos naturais e materiais recicláveis desde 1985. Em 1992 deu início ao projeto Galeria do Povo, com interferências urbanas em murais, em fachadas de casas, lojas e praças[1].

A casa da artista funciona como um museu de sua própria arte, estando aberta à visitação de estudantes, profissionais da área, artesãos, artistas e demais pessoas que pesquisam e apreciam a arte. O acervo é constituído de mais de mil obras, entre telas, desenhos, esculturas que tratam de temáticas variadas, mas que se sobressaem temas ecológicos, lendárias[2].

Fontes de consulta[editar | editar código-fonte]

  • Galeria de Arte Pellegrim/Chapada dos Guimarães, Arte Popular de Mato Grosso, Jornal Rosa Choque, Guia Gay Brasil, Portal do Estado de Mato Grosso.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Basaia, Vitória (23 de Maio de 2022). «Vitória Basaia». Vitória Basaia Blogspot. Consultado em 18 de Agosto de 2022 
  2. João (8 de agosto de 2022). «A diversidade artística de Vitória Basaia no Goiás Encanto & Prosa». Expresso 61. Consultado em 23 de agosto de 2022