Volley Gonzaga Milano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Volley Gonzaga Milano
Voleibol
Cores vermelho e branco
Informações
Cidade Milão
País  Itália
Competição Itália Serie C
Fundação 1974
Refundação 1998
Presidente Itália Giovanni Terzi
Técnico Itália Massimiliano Capitano
Resultados
Títulos
conquistados
Mundial de Clubes (2 vezes)
Copa CEV (1 vez)
Challenge Cup (1 vez)
Uniformes
Cores do Time
Principal
Cores do Time
Alternativo
Cores do Time
Líbero
Página Oficial

O Volley Gonzaga Milano é um time italiano de voleibol masculino da cidade de Milão. Atualmente disputa o Campeonato Italiano de Voleibol Masculino - Série C.

História[editar | editar código-fonte]

A equipe nasceu em 1974 como "Volley Gonzaga" da fusão entre diferentes clubes desportivos, incluindo o interno a escola particular "Gonzaga", em seguida, Campione d'Italia juniores, e o CDI Milão, que tinha competido no Série A nos anos cinquenta e sessenta e que, em seguida, tinha transferido a sua sede primeiro a Vigevano e, em seguida, a Pavia. A equipe no início do mais alto da liga na temporada 1976-77, fazendo sua última aparição na mesma em 1995; 1987 a equipa tinha ganho seu primeiro título europeu, a Copa CEV, derrotando na final o Santal Parma.

A próxima temporada, 1987-88, a equipe terminou o torneio na parte inferior da liga. No verão de 1988 foi adquirida pela Fininvest Group, que tinha intenção de criar um grande clube de esportes ("Polisportiva Mediolanum") [1][2], juntamente com o A.C. Milan e equipes de hóquei no gelo, basquetebol, futebol e rugby. A equipe voltou para a A1 por causa da renúncia do Voleibol Mantova, mas as metas ambiciosas que a gestão tinha não chegaram, após a vitória do único troféu de prestígio, Challenge Cup de 1993, que foi vencido na final contra o francês AS Cannes, e depois de duas temporadas perdeu na final (1992-1993 e 1993-1994) a Fininvest saiu em 1995. O clube, oprimido por problemas financeiros, vendeu-a para MTA Pádua e direitos à participação na Serie A1, se inscrevendo assim na Série B.

Um novo projeto para trazer de volta para o topo a equipe de Milão foi iniciado em 1998, com a compra da empresa Militante B1, pelo empresário Antonio Caserta, já presidente da Asystel Volley de Novara, que distacou o clube Gonzaga para criar o Volley Miano.

Também em 1998, o instituto lança o "Pallavolo Gonzaga Giovani lidando principalmente no setor juvenil.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Mundial de Clubes

Copa CEV

  • Campeão: 1986-87

Challenge Cup

  • Campeão: 1992-93

Referências

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]