Wikipédia:Esplanada/propostas/Sabia que...? (20mar2015)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sabia que...? (20mar2015)

Olá.

Gostaria de abrir uma discussão e trazer o esboço de algumas propostas a respeito das curiosidades veiculadas na página principal da Wikipédia lusófona. Não sou muito ativo atualmente, porém, sempre observei esta parte da página principal, notando que há muito tempo a atualização com novas informações tornou-se bastante lenta. Segundo o histórico, apenas 38 curiosidades foram apresentadas desde o início de março do ano passado (divididos entre os 365 dias do ano, seria equivalente a mais de 9 dias para a atualização de uma nova curiosidade). Tenho considerado, então, um plano pouco produtivo e escasso de atualizações. Minha inatividade não me deixa certeza sobre uma possível queda geral de wikipedistas ativos, portanto, não sei se devo considerar (ou também culpabilizar) essa questão. Não me espanta que algumas outras versões da Wikipedia tenham terminado suas ações de atualização de curiosidades, excluindo a "caixa" do "Sabia que..." de suas páginas principais. Talvez, realmente seja um ponto bem questionável da página inicial, porém, não tenho conhecimento dos reais motivos da alteração.

Há alguns anos, tentei (sem sucesso) uma modificação do sistema de tais apresentações de atualizações colocando uma espécie de calendário na página do "Sabia que...", no qual, os dias do ano possuiam hiperlinks que poderiam ser livremente editados (claro). A cada dia eram exibidas entre cinco a sete novas curiosidades. Na alternância dos dias, todas as curiosidades eram trocadas. No entando, os problemas foram: a minha insistência "juvenil" em querer modificar a página, o apoio e discussão mínima que busquei entre os wikipedistas, a falta de atualizações (que também recaia sobre a falta de divulgação do novo formato que prentendi realizar), etc. Inspirei-me no antigo modelo da Wikipedia Castelhana, que posteriormente excluiu a "caixa" do "Sabia que..." de sua página inicial. Novamente, não tenho conhecimento sobre esta decisão, nem de outras wikipedias que optam em acabar com tais atualizações.

Uma das propostas que trago, é tentar reviver este antigo formato de calendário, no qual, promoveria a atualização diária de TODAS as curiosidades na página principal. No entando, estaria sujeito à reformulação de alguns aspectos para uma maior organização.

A outra proposta é uma alternativa à anterior, porém, semelhante: estabelecer o formato calendário, com a diferença da atualização diárias de apenas METADE das curiosidades. Inspira-se no modelo da germânica, que exibe duas novas curiosidades por dia. Para o modelo lusófono, seria possível a atualização de duas ou três curiosidades diárias, dependendo de uma quantidade padrão de curiosidades exibidas na página inicial.

Na página principal, na "caixa" do "Sabia que...", seria encontrado o já atual fácil acesso à página das curiosidades (porém, com um possível nome alternativo) e o incentivo à criação e edição por parte dos wikipedistas ao acessar o link. Dentro da página, encontraria-se instruções simples e detalhadas de como seria o formato padrão de uma curiosidade.

A partir daqui, peço-lhes paciência com minha possível inocência e o esquecimento de como as coisas funcionam aqui. Necessito que me aponte os erros e pontos duvidosos, assim como, a apresentação de suas propostas e/ou argumentos.

Na página do "Sabia que...", além das instruções, o usuário teria disponível uma pequena "caixa de texto" para edições segundo os termos e as prováveis ferramentas. O formato de calendário serviria para reunir e colocar na fila as curiosidades até a sua apresentação no dia pré-estabelecido. As novas curiosidades iriam automaticamente para o final da fila (o último dia ou seção em construção), e seriam agrupadas segundo o modelo a ser seguido (entre a atualização de todas, ou metade, ou parcela das curiosidades). Estes grupos estariam sujeitos à verificação de administradores e/ou (também) outros usuários. Após a averiguação da diversidade do assunto, número, qualidade, ligação com os artigos e veracidade, a seção seria assinalada como verificada, possuindo espaço para discussão.

A questão das imagens teria que ser debatida ainda, como: os usuários que "inauguram" a edição de uma seção teriam direito (ou devem) inserir uma imagem? As seções completas que possuem a falta de uma imagem (que poderia ser opcional sua inclusão) seriam assinaladas automaticamente ou por administradores e/ou usuários (suceptíveis a inserir uma foto).

Obviamente, a execução dessas propostas devem condizer com a realidade e velocidade de trabalho na Wikipedia lusófona, por isso, a necessidade de discussão. Acredito que a "Sabia que..." apresenta sua importância em revelar novas informações para o enorme número de usuários diários da enciclopédia, porém, sempre mostrou-se bastante questionável a sua atualização.

Lembrando também que minha inatividade não me tornou possível acompanhar discussões sobre o assunto. Talvez o que tenho tentado levantar aqui, já foi discutido várias vezes há tempos. No entanto, não tenho certeza.

Obrigado pela atenção e espaço. Arktrus II (discussão) 07h46min de 20 de março de 2015 (UTC)[responder]

Eu sou favorável a remoção dessa seção de "Sabia que...?" na página inicial pelo simples fato de que na hora de editar os artigos, a Wikipédia desencoraja a criação de seções sobre curiosidades. Isso pode causar uma tremenda confusão para os novatos, que entram aqui, veem logo na página inicial uma seção de curiosidades e ao escrever ou editar um artigo, colocam uma seção "Curiosidades", que acaba sendo marcada com alguma tag de manutenção ou então é removida simplesmente, e não entendem o porquê. Além do mais, creio que tal seção ali na página inicial seja absolutamente irrelevante. O Estranho no Ninho (discussão) 14h24min de 23 de março de 2015 (UTC)[responder]
A seção existe em quase todas as wikis e, nas maiores, o objetivo é diverso do daqui. Na enwiki, por exemplo, o objetivo é selecionar entre os artigos novos aqueles mais curiosos justamente para atrair gente para eles (e não para os artigos mais antigos e melhor desenvolvidos). Eles inclusive monitoram isso. A "In the News" lá tem função similar: direcionar tráfego para páginas "jornalísticas" (relatos de eventos). Enfim, a PP em outras wikis é muito melhor gerenciada do que a PP daqui, de uma forma mais profissional e voltada à captação e retenção de novos editores. José Luiz disc 14h30min de 23 de março de 2015 (UTC)[responder]