Wikipédia:Projetos/Música/Recomendações

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Olá! Aqui estão algumas recomendações iniciais para a criação e edição de artigos relativos ao projeto Música. Caso sua dúvida persista após a leitura da documentação, sinta-se à vontade para iniciar tópico na discussão do projeto, provavelmente algum outro integrante já passou pelo seu problema anteriormente e pode te ajudar.

  • Tenha bom senso em relação à relevância enciclopédica.
Isso inclui não escrever artigos sobre sua própria banda: além de indicar o uso da Wikipédia como ferramenta de divulgação, o texto dificilmente será imparcial. A Wikipédia não é centro de divulgação, para isso procure outras ferramentas pela Web. Da mesma forma, bootlegs "obscuros" que ninguém conhece também possuem sua relevância questionada aqui na Wikipédia.
Isso significa que não devem ser carregadas capas de álbum e imagens promocionais de bandas; as licenças nas quais tais imagens foram disponibilizadas muito provavelmente não são compatíveis com as licenças que aceitamos. Quer ilustrar um artigo de banda? Vá a sítios como flickr e procure por imagens de sua banda com licenças compatíveis com a nossa, muitas pessoas tiram fotos em concertos ou nos camarins e disponibilizam as imagens para uso livre.
Caso um artigo de sua autoria está em votação, comente sobre o artigo na página de votação, mostrando argumentos que indiquem que tal artigo merece permanecer em uma enciclopédia. Várias bandas são indicadas em WP:PE diariamente, seu caso com certeza não é o primeiro. Sim, o release da sua banda não é bem vindo aqui. Não elimine as indicações de votação de eliminação dos artigos, isso nada impede que a comunidade se pronuncie sobre o conteúdo.
Isso significa que pode-se entrar em conflito de opiniões facilmente, que devem ser resolvidos através da página de discussão do artigo e não em guerras de edição. O uso de referências externas que atestem sua opinião é aconselhado.
  • Categorizar artigos do projeto é uma ciência exata.
Não categorize artigos sobre música em Categoria:Música, muito provavelmente existe uma sub-categoria mais adequada. Use-a para evitar retrabalho de outro editor. O manual de estilo apresenta as regras de categorização para cada tipo de artigo do projeto; caso a categoria ainda não existe, crie.
Isso significa que textos prontos não devem ser copiados para Wikipédia a menos que estejam disponíveis em licenças compatíveis com a nossa (o que é muito raro). Prefira iniciar um esboço de artigo sobre sua banda ou álbum preferido.
Exemplos práticos de uso podem ser encontrados entre os artigos destacados ou cuja citação foi feita na documentação. Sinta-se desafiado a corrigir artigos cujo conteúdo não segue tais instruções. Tais instruções são específicas ao projeto, para instruções gerais da Wikipédia, acesse Wikipedia:Livro de estilo. E não se esqueça: álbuns e EP são escritos em itálico, "compactos" e "canções" são escritas entre aspas.
  • Não sobrecarregue as ligações externas.
A Wikipédia não é repositório de links. Tenha certeza que as ligações seguem as normas descritas em Wikipedia:Ligações externas e que o conteúdo que elas apresentam não está presente no artigo, demonstrando um complemento do conteúdo. A adição insistente de ligações genéricas em diversos artigos de música (como sítios de letras de música) deve ser considerada SPAM, tendo que ser removida imediatamente.
  • Cada artigo possui o conteúdo que merece.
Não inclua faixas de canções de álbuns no artigo de uma banda; esse conteúdo pertence somente a um possível artigo sobre o álbum. Não escreva a história da banda em um artigo sobre álbum, limite-se a contextualizar somente o período do álbum e outros períodos relacionados. Isso também significa que ligações externas devem estar diretamente relacionada ao tema. Por exemplo: não inclua o sítio oficial da banda como ligação externa no artigo de um álbum.