Wikipédia:Projetos/Wrestling/Livro de estilo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem-vindo ao livro de estilo para artigos relacionados ao wrestling profissional, divididos por categorias adequadas.

Personalidades[editar código-fonte]

Infobox[editar código-fonte]

Para começar, é preferível que você utilize a predefinição {{Info/Wrestler}}, para qualquer personalidade. A documentação e o uso da mesma encontra-se em {{Info/Wrestler/doc}}.

Introdução[editar código-fonte]

A introdução deverá vir da seguinte forma:
Nome de nascimento (Cidade, data, mês e ano - [caso falecer coloque] Cidade da morte, data, mês e ano), [caso possua um nome no ringue que não faça parte do seu nome de batismo], mais conhecido pelo seu nome no ringue Nome no ringue é (ou foi) um lutador/manager/apresentador/etc.

Na introdução deverá constar o que foi descrito mais acima junto com as principais conquistas do lutador, seu início da carreira e algo que faz ele se destacar. A introdução deve abrigar entre 2 e 4 parágrafos, nunca mais que isso.

Seções[editar código-fonte]

As seções devem ser divididas da seguinte maneira, caso haja conteúdo para tal:

==Infância e adolescência==
==Carreira==
===Anos iniciais===
===Promoção A (1990-1994)===
====Estreia, conquista de título====
Texto sobre sua carreira até o ponto que mereça outra subsubseção.
====Lesão e demissão====
Idem.
===Promoção B (1995-2001)===
E assim em diante...

Jamais divida as seções por ano, apenas. O uso do negrito ao longo das seções deve ser evitado ao máximo, e o itálico apenas em pay-per-views e termos em inglês. Elas devem vir acompanhadas de um número pequeno de imagens para ilustrar cada momento. De preferência, uma imagem em cada seção com um grande conteúdo está bom.

Outras ações fora do wrestling[editar código-fonte]

Tópicos para uma vida fora do wrestling (como cantor ou ator por exemplo), a vida pessoal e a morte, caso ocorreu, devem constar fora da carreira do wrestling profissional. Se o lutador for reconhecido por dois trabalhos como Dwayne Johnson, ator e wrestler, é preferível fazer uma seção sobre "Carreira no wrestling profissional" e outra "Carreira como ator", seguindo assim o livro de estilo para atores. No caso de John Cena, seu reconhecimento se deve 99% ao wrestling, fazendo assim uma seção como "Outros trabalhos" para seus outros feitos e cada um com uma subseção.

A morte, a vida pessoal e outros tópicos posteriores devem vir em seção própria e após a carreira, seguindo esta ordem de preferência:

==Carreira==
==Outros trabalhos==
===Ator===
===Escritor===
===Músico===
==Morte==
==Vida pessoal==

No wrestling[editar código-fonte]

Segundo decidido em consenso por parte dos membros do projeto wrestling, a seção "No wrestling" deve seguir o padrão adotado pela en.wiki também. O conteúdo deve ser organizado em forma de lista, como no exemplo:

;Movimentos de finalização
;Movimentos secundários
;Alcunhas
;Representantes (ou managers)
;Temas de entrada

Sobre os movimentos de finalização:

Para os golpes com nomes originais, como Belly to back suplex não se coloca o itálico, mas se o lutador ter um nome exclusivo para ele, como no caso Five Knuckle Shuffle, deverá vir sim. Os negritos devem ser evitados ao máximo.

Sobre os movimentos secundários:

  • Também devem possuir link para página de explicação do golpe. Caso ele possua múltiplas variações, como do suplex, utilize um asterisco para colocar a frase e dois asteriscos para exemplificar as variações. A regra para o itálico e o negrito também vale aqui.

Sobre as alcunhas:

  • As alcunhas devem ser notórias, escritas no original e vir acompanhadas de sua tradução, se possível.

Sobre os representantes:

  • Ou managers, pois este termo ainda causa dúvida pois tem pequena utilização por aqui. Os managers devem ser colocados em forma de asterisco como a página anterior, e com ligações para a biografia de cada um. O atual deverá aparecer em negrito.

Sobre os temas de entrada:

  • Devem ser colocados em ordem de tempo, e de preferência contar com a data de início-fim da execução e ligação para a lista de faixas do álbum da empresa (caso existir) onde a música está. A atual irá aparecer em negrito.

Títulos e prêmios[editar código-fonte]

Segundo decidido por consenso na discussão do projeto wrestling, os títulos deverão vir em ordem alfabética das empresas, com asterisco, e com seu nome original (neste caso, pois ao decorrer do texto podem contar com a tradução). A versão traduzida também é aceitável, porém não recomendada pelos direitos autorais. A ligação para a lista de campeões, p. ex. Lista de campeões da WWE é opcional.

A colocação da Pro Wrestling Illustrated deverá vir da seguinte forma: **PWI o colocou na '''Xª''' posição dos 500 melhores lutadores individuais na PWI 500 de Y
**PWI o colocou na '''Xª''' posição dos 500 melhores tag teams na PWI 100 de 2003
**PWI a colocou na '''Xª''' posição das 50 melhores lutadoras individuais femininas na PWI 50 de Z

Títulos como Slammy e do WON também seguem o padrão da tradução informada acima.

Traduções dos nomes dos títulos[editar código-fonte]

Os títulos deverão vir conforme original, por questões de direitos autorais. A tradução ao lado é opcional. No entanto, o campeão deve ser traduzido. Por exemplo:

  • "John Cena ganhou o WWE Championship. Ele é o atual WWE Champion." '
  • "John Cena ganhou o Campeonato da WWE. Ele é o atual Campeão da WWE." '
  • "John Cena ganhou o WWE Championship. Ele é o atual Campeão da WWE." '

Assim, temos as traduções:

  • WWE Champion Campeão da WWE
  • World Heavyweight Champion Campeão Mundial dos Pesos-Pesados
  • Undisputed Champion Campeão Incontestado
  • WWE Tag Team Champion Campeão de Duplas da WWE
  • World Tag Team Champion Campeão Mundial de Duplas
  • Unified Tag Team Champion Campeão Unificado de Duplas
  • Intercontinental Champion Campeão Intercontinental
  • United States Champion Campeão dos Estados Unidos
  • European Champion Campeão Europeu
  • Cruiserweight Champion Campeão dos Pesos-Médios
  • Hardcore Champion Campeão Hardcore
  • Women's Champion Campeã Feminina
  • Divas Champion Campeã das Divas
  • Television Champion Campeão Televisivo

Infobox[editar código-fonte]

Existem duas infoboxes para artigos sobre eventos, pay-per-views ou não. A versão original em inglês é {{Info/Wrestling event}}. A sua versão com os parâmetros traduzidos é {{Info/Evento de Wrestling}}. Na infobox deverá estar o pôster promocional do evento, caso ele exista, e deverá ser carregado em Especial:Carregar ficheiro cumprindo as regras do conteúdo restrito.

Introdução[editar código-fonte]

A introdução padrão para tais eventos é:

Nome do evento (ano ou número da edição, caso possua) foi/será a Xª edição do pay-per-view (ou evento) Link para o artigo do evento, ocorrida/que ocorrerá no dia DD/MM/AAAA. Foi/será realizado na cidade de cidade, estado, país (caso não for no país local da empresa).

Isto deverá constar no primeiro parágrafo. No segundo, poderá ser feita uma recaptulação das principais lutas e de outros fatos do evento.

Seções[editar código-fonte]

A única seção necessária são os resultados, mas há várias que podem ser incluídas. São elas:

==Antes do evento==
Criação das storylines das lutas, recaptulações do evento passado, etc.
==Evento==
Descrição das lutas e dos momentos, mas sem parecer uma rede de notícias. Pode dividir em subseções como Lutas preliminares e lutas principais.
==Após o evento==
===Recepção====

As imagens devem ser colocadas ao longo destas seções. Caso elas não existirem, não coloque pois senão o layout será prejudicado. Se existir imagens do próprio PPV, coloque-as, caso não existir pode inserir outras mesmo.

Resultados[editar código-fonte]

A seção de resultados deve constar em formato de tabela, dividida em quatro partes: ordem das lutas (Dark, 1, 2, 3), resultados (onde se informa quem derrotou como), estipulações (regras da luta, ver Tipos de combate de luta profissional), e duração.

Ligação externa[editar código-fonte]

Deverá constar como ligação externa apenas a página oficial do PPV, caso exista.

Título da página[editar código-fonte]

Infobox[editar código-fonte]

O infobox deve ser preenchido conforme {{Info/Campeonato de wrestling}}. A imagem a ser exibida é a da versão mais recente encontrada do título. As antigas devem ser inseridas em past_images.

Introdução[editar código-fonte]

Nome original do título (em português Tradução literal opcional) é um título de wrestling profissional da promoção Nome da promoção. Seu atual campeão é X (com ligação para o lutador).

Caso o título esteja inativo, não coloque a última linha. A introdução dos títulos é pequena, portanto coloque somente as informações que forem mais relevantes.

Seções[editar código-fonte]

Os títulos possuem poucas seções. Deve ser dividido da seguinte maneira:

===História===
Caso forem muitos tópicos, dividir em subseções.
===Versões especiais===
Caso existir.
===Reinados===
{{AP|Lista de campeões de [nome do título]}}
Informe sobre o número de campeões, sobre o primeiro, sobre quem tem mais reinados, o maior reinado e o menor. E informe sobre o atual campeão.
==={{Ligações externas}}===
A página oficial do título, caso exista, e a do site wrestling-titles.com

Outros tipos de artigos[editar código-fonte]

Promoções[editar código-fonte]

Promoções geralmente trazem a infobox {{Info/Empresa}}, onde devem ser preenchidas e se possível, adicionada uma imagem que esteja em regras com o WP:URC.

Ela deverá, preferencialmente, trazer uma explanação sobre sua história e uma tabela sobre os atuais títulos e campeões.

Tag teams/stables[editar código-fonte]

Tag teams trazem geralmente a infobox {{Info/Wrestling team}} e deverão seguir a mesma regra que a das personalidades.

As finalizações deverão ser da dupla e não do lutador em si, e o mesmo se aplica aos títulos e prêmios. Se forem singular, devem constar no artigo respectivo e não do tag/stable.

Lutas, movimentos e termos[editar código-fonte]

Somente em casos raros devem possuir artigo específico. São organizados em listas, como descritas a seguir:

Marcas de projeto na discussão[editar código-fonte]

Esta tarefa foi abandonada pela metade, e realmente não possui alta importância. Quando as prioridades forem feitas, retomaremos ela.


Esta é uma lista de traduções literais que devemos adotar para facilitar o artigo a leitura de leigos. A tradução de lutas está descrita em Tipos de combate de luta profissional. A regra sobre os títulos é descrita acima.

A
  • alumni - ex-empregado(s)
  • angle - história
B
  • babyface - ver face
  • belt - título
  • booker - roteirista
  • botch -
  • brand - divisão
  • buyrate - assistência/audiência
C
  • card - cartão de lutas
  • championship - campeonato
D
E
F
G
H
  • heat - reação
  • heel - vilão
  • house show -
I
  • indy - independente
J
  • jobber - novato
K
L
  • legit - legitimamente
M
  • main event - evento principal
  • manager -
  • match - luta
  • moveset - lista de movimentos
N
  • number one contender - desafiante número um
O
  • on-screen - ver kayfabe
P
  • pin - pin ou contagem
  • promo - promo ou entrevista promocional
  • push - ajuda
Q
R
S
  • shoot - ver legit
  • stable - grupo, equipe
  • storyline - ver angle
T
U
V
W
  • work -
  • wrestler - lutador de wrestling profissional
X
Y
Z