Ataques de luta profissional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Manobras de ataque em luta profissional são geralmente usadas para preparar o oponente para um ataque de submissão, ou para um arremesso ou tambem no objetivo de realizar o pin.

Existe uma enorme variedade de ataques no wrestling profissional. Muitos dos movimentos são conhecidos por vários nomes. Os wrestlers profissionais dão frequentemente aos seus "finishers" (movimentos especiais de resultam geralmente em vitórias) nomes novos. Ocasionalmente esses novos termos tornam-se de tal modo populares que praticamente substituem o original.

O wrestling profissional contém uma variedade de murros e chutes que podem ser encontrados nas artes marciais e noutros combates desportivos. Contudo, nesta lista inserem-se principalmente os movimentos que estão mais relacionados com o wrestling.

Muitos dos movimentos aqui descritos podem ser também efetuados a partir de uma plataforma superior (como a corda superior), sendo esses chamados variações aéreas.

Os movimentos estão listados dentro de categorias principais, quando tal é possível. De notar que muitos destes movimentos são proibidos na luta greco-romana e no freestyle wrestling.

Atomic Drop[editar | editar código-fonte]

Nesse movimento, o wrestler segura o oponente, por trás, como se fosse fazer um back suplex, com a cabeça entre uma das axilas do rival. O wrestler, então, levanta o adversário, mas não o joga para trás, mas sim, o desce para a posição original, sendo que o atacante põe seu joelho entre as pernas do oponente, atingindo suas genitálias.

Inverted Atomic Drop[editar | editar código-fonte]

Nessa variação, o wrestler segura o oponente de frente, o levantando e logo depois o deixando cair com as pernas abertas sobre o joelho do atacante, atingindo as genitálias. Movimento bastante usado por Shawn Michaels e Jeff Hardy.

Enzuigiri[editar | editar código-fonte]

Chris Jericho - Enzuigiri.jpg
Chris Jericho aplicando o Enzuigiri em Randy Orton

Enzuigiri é um golpe de wrestling profissional, que era muito usado pelo lutador Antonio Inoki. É mais usado por lutadores com menos de 100 kg, pois requer muita agilidade.

Um lutador põe a perna na mão do outro, este a segura. Após isso, o lutador vai com o outro pé e acerta a sua cabeça, derrubando o seu adversário.

O inventor desse golpe foi Chris Adams. É uma técnica muito usada no Japão, daí o nome do golpe.

Bulldog[editar | editar código-fonte]

É um golpe onde o wrestler coloca a mão na nuca do oponente e força a cabeça dele para o chão.

Headbutt[editar | editar código-fonte]

É a forma da língua inglesa para se falar o golpe: "cabeçada". Então o golpe consiste em dar uma cabeçada na testa ou na nuca do oponente. Uma das variações desse golpe, o Diving Headbutt, era muito usado por Chris Benoit.

Flapjack[editar | editar código-fonte]

O wrestler levanta o oponente até a barriga do adversário se apoiar no ombro do aplicador. Então o wrestler cai para trás, levando a cabeça do oponente ao chão.

Spinebuster[editar | editar código-fonte]

O wrestler levanta o oponente de uma certa altura, e o atira de costas o chão. Usado principalmente por Batista, Triple H, The Rock , Alex Riley,Ryback e Mack Bagwell.

Double axe handle[editar | editar código-fonte]

Também conhecido como Double Sledge, ou Polish Hammer, neste ataque o wrestler une as suas mãos em forma de martelo, e atinge o seu adversário em qualquer parte do corpo. O nome Polish Hammer provém do seu mais famoso praticante, Ivan Putski. Atualmente, Sheamus usa esse golpe.

Back elbow[editar | editar código-fonte]

O wrestler vira-se de costas para o adversário, enquanto este corre, e atinge-o com o cotovelo.

Bell clap[editar | editar código-fonte]

O wrestler atacante ataca em simultâneo ambas as orelhas do oponente com chapadas, afetando o seu balanço. É geralmente usado para quebrar o bearhug hold.

Tiger Feint Kick[editar | editar código-fonte]

Tiger Feint Kick é um golpe de wrestling utilizado muito frequentemente por Rey Mysterio, lutador da WWE.

Também chamado de 619 (nomeado o melhor golpe da WWE Universe), consiste no lutador se apoiar nas cordas com os cotovelos por cima de cada, fazer um giro por cima da 2ª corda, acertando geralmente a cabeça do oponente. Este movimento requer muita agilidade e é usado muito no México e no Japão. Rey Mysterio costuma completar o golpe, subindo na 1ª corda e dando um salto, batendo com a virilha no pescoço do oponente, às vezes quando o oponente cai, aplica um Frog ou um Body Splash, na maioria das vezes aplica o seu tradicional West Coast Pop, mas também pode ser seguido do pin(contagem) que determina o vencedor da luta.

A origem do nome 619 é o código local da cidade em que Mysterio nasceu, San Diego.

Shoot Kick[editar | editar código-fonte]

Um chute de estilo kickboxing com a canela (geralmente protegida por um protetor de canela) no rosto, peito ou pernas do adversário.

Spear[editar | editar código-fonte]

Edge fazendo o Spear em Mr. Kennedy

Spear é um ataque de wrestling profissional, muitas vezes usado por Batista, Bobby Lashley, Rhino, Ashley, Christian, e principalmente Bill Goldberg e Edge

O lutador se prepara, muitas vezes derrubando o oponente e indo para o corner esperando ele levantar, e corre, acertando-o com o ombro, sendo um golpe com muita violência.

Clothesline[editar | editar código-fonte]

Hardcore Holly realizando suplex em Mr.Anderson.

O Clothesline é um golpe de wrestling profissional, que consiste em um lutador vir correndo do canto do ringue e acertar o adversário com o braço ou o cotovelo no nariz ou pescoço. Este golpe não deve ser confundido com o Lariat.

Este movimento também pode servir como finisher, a exemplo das variações apresentadas abaixo:

  • Cactus Clothesline - usada por Mick Foley
  • Clothesline from Hell - usada por JBL
  • Discus clothesline - usada por Luke Harper
  • Three-point stance Clothesline - usada por "Hacksaw" Jim Duggan

Alysson palako

Outras variações apresentadas são o Corner Clothesline, o Flying Clothesline e o Short-arm Clothesline.

Front flip clothesline[editar | editar código-fonte]

Está variação é quando ao colidir seu braço no busto do oponente, o wrestler efetua um giro para frente ao mesmo tempo em que faz o ataque, podendo cair tanto de costas, sentado ou em pé no ringue.

  • Exemplo de usuário: Naomi

Suplex[editar | editar código-fonte]

É um golpe, onde o wrestler levanta o oponente deixando-o de pernas para cima, seguido de um arremesso ao adversário para trás. Existem muitas variações do golpe, do qual serão citadas algumas:

  • Back Suplex - O wrestler chega por trás do oponente e põe sua cabeça por baixo da axila do rival. Então ele envolve o abdômen do oponente com seus dois braços, o erguendo e o lançando para trás, fazendo com que suas costas atinjam o chão;
  • German Suplex -Consiste em apertar a barriga do adversário com os dois braços, e arremesá-lo para trás, geralmente batendo com as costas ou cabeça;
  • Superplex - É um suplex realizado no córner,onde o wrestler aplica um suplex normal do topo,
sendo não só perigoso para a vítima, mas também para o usuário;
  • Sleeper Suplex - Também chamado Tazmission–Plex, quando usado pelo wrestler Tazz. É um suplex realizado com os dois braços apertando a barriga do oponente dando um impulso, fazendo os dois cairem de costas, que faz o adversário bater com a nuca;
  • Standed Suplex - O atacante prepara um Suplex normal, mas o segura no ar, deixando cair o oponente de costas no chão, de forma que o atacante caia sobre o oponente. Foi popularizado por Bill Goldberg, com o nome Jackhammer;
  • Falling Suplex - O atacante prepara o Suplex, e após, joga o oponente direto no chão, fazendo-o cair com a nuca ou cabeça;
  • Teardrop Suplex - Também chamado de Leg Hook Saito Suplex. Nesse movimento, o wrestler segura o oponente por trás, como se fosse fazer um Back Suplex, porém ele coloca uma das mãos na cintura e outra por entre as pernas, encontrando as duas mãos no quadril do oponente. Então o wrestler levanta o adversário e o joga para trás. Esse golpe era muito usado por Shawn Michaels.

RKO[editar | editar código-fonte]

Este golpe é o finisher do wrestler Randy Orton. É quando ele gira seu corpo levantando a mão em forma de cobra, fazendo uma "chave de braço" no adversário pela frente e cai de costas no ringue.

Forward somersault cutter[editar | editar código-fonte]

Uma variação de pé do Diamond Dust, onde o lutador atacante salta para a frente em uma cambalhota sobre o oponente sentado ou ajoelhado, prendendo seu pescoço em um facelock invertido, caindo de costas no tablado com o rosto do oponente se colidindo. A NXT Diva Charlotte usa esse movimento como seu finalizador, chamando-o de Natural Selection. Uma variação do movimento também é possível.

Back Press[editar | editar código-fonte]

Parecido com o Body Press normal, porém, ao invés de bater a sua barriga no adversário, o usuário bate suas costas.

Lou Thesz Press[editar | editar código-fonte]

Esse movimento foi popularizado e nomeado por Lou Thesz, consiste no usuário ir correndo em direção ao adversário e jogar seu corpo em direção ao do oponente, paralelamente, derrubando-o. Steve Austin inovou o golpe inserindo uma série de socos no adversário após ele estar caído.

Body Smash[editar | editar código-fonte]

Nome dado por Big Daddy V, no movimento onde ele salta de cima do corner de barriga no oponente.

Body avalanche[editar | editar código-fonte]

Movimento onde o wrestler sai correndo na direção do outro e choca seu corpo contra o dele.

Cross Body[editar | editar código-fonte]

O atacante pula em seu oponente de lado, fazendo-o cair de costas no chão. Foi popularizado por wrestlers que utilizam o modo de luta High-Flyer, como Rey Mysterio, Jeff Hardy e Matt Hardy. Pode ser feito de cima do corner, onde ganha o nome de Diving Crossbody, variação muito usada por Kofi Kingston.

Hipp Attack[editar | editar código-fonte]

Também conhecido como butt bump/butt thump, este ataque é geralmente realizado quando um lutador está caído em algum lugar e o outro corre em sua direção, acertando seu quadril/nádega no rosto/busto do oponente. Também existe a versão jumping, na qual o lutador salta enquanto o outro vem em sua direção, realizando o mesmo procedimento comum.

Senton[editar | editar código-fonte]

Enquanto o adversário está deitado no ringue, o wrestler se lança de costas contra seu corpo, podendo algumas vezes ocorrer uma variação como o Somersault senton onde antes de cair sobre o adversário o wrestler efetua um giro no ar.

Chops[editar | editar código-fonte]

Backhand Chop[editar | editar código-fonte]

Consiste em bater com a parte de trás da mão no adversário, geralmente no peito. Ric Flair popularizou o golpe soltando seu característico grito: "Wooo!" antes de bater. O nome do golpe vem do movimento, igual, que é usado no tênis, onde se bate com a parte de trás da raquete.

Overhead Chop[editar | editar código-fonte]

Chamado também de Brain Chop, é realizado dando-se um forte tapa na testa do adversário. O golpe foi popularizado pelo lutador japonês Giant Baba, e, atualmente usado por The Great Khali como finisher com o nome de "The Palm".

Chop Block[editar | editar código-fonte]

Nesse movimento, o wrestler se joga ao chão, por trás do oponente, atingindo o cotovelo na parte da trás da perna do oponente, na altura do joelho, o derrubando. Esse golpe era muito usado por Ric Flair e Shawn Michaels.

Smash[editar | editar código-fonte]

O Smash é um golpe onde o usuário atinge o oponente com uma determinada parte do corpo.

Knee Smash[editar | editar código-fonte]

O wrestler levanta o joelho, atingindo o abdômen do adversário, podendo conectar um novo golpe em seguida. É muito usado por Jack Swagger.

Forearm Smash[editar | editar código-fonte]

O wrestler atinge seu antebraço na face do seu oponente, o deixando tonto. Há ainda uma variação que se faz correndo.

Flying Forearm Smash[editar | editar código-fonte]

Movimento igual ao forearm smash comum, porém nesse, o wrestler pega impulso nas cordas, salta e atinge o oponente com o antebraço. Esse golpe era muito usado por Jeff Hardy e Shawn Michaels, esse último completava o golpe se levantando com um No-Handed Kip Up.

Drops[editar | editar código-fonte]

Drops consistem saltar sobre o adversário batendo determinada parte do corpo sobre o mesmo.

Elbow Drop[editar | editar código-fonte]

É realizado saltando sobre o adversário batendo seu cotovelo nele. The Rock inovou saltando por cima do adversário e pegando impulso nas cordas antes de realizar o golpe, essa variação ficou conhecida como The People's Elbow.

Bionic Elbow[editar | editar código-fonte]

Nesse ataque, o lutador acerta o cotovelo na testa do oponente enquanto os dois estão de pé.

Fist Drop[editar | editar código-fonte]

O lutador salta e bate o punho na cabeça do adversário. John Cena inovou utilizando uma versão em que faz sua alcunha "You Can't See Me", corre até as cordas e "limpa seu ombro" antes de realizar o golpe. Essa versão é chamada "Five Knuckle Shuffle".

Leg Drop[editar | editar código-fonte]

O usuário salta, caindo com sua coxa na parte do corpo adversário em que deseja causar dano. Hulk Hogan utiliza esse golpe como seu finisher com o nome de Atomic Leg Drop. Outra versão do golpe é o Guillotine Leg Drop, usado por The Undertaker, é feito com a cabeça do oponente para fora do ringue e o corpo para dentro, o wrestler corre é dá um Leg Drop na cebeça do oponente.

Double Leg Drop[editar | editar código-fonte]

É feito do mesmo modo que o Leg Drop, porém, com as duas pernas. Essa variação é muito usada por Kofi Kingston, sob o nome de Boom Drop.

Knee Drop[editar | editar código-fonte]

O atacante pula e acerta o joelho no rosto do oponente. Usado por CM Punk e Randy Orton

Kicks[editar | editar código-fonte]

Big Foot[editar | editar código-fonte]

O wrestler leva o pé em direção à face ou ao busto do adversário.

Go To Sleep[editar | editar código-fonte]

O wrestler coloca o adversário sobre os ombros e o joga para cima e quando ele cai o mesmo coloca o seu joelho na trajetória que é acertado no rosto do adversário. Esse golpe é o finisher do Ex Wrestler da WWE CM Punk.

Trouble In Paradise[editar | editar código-fonte]

O wrestler vai em direção ao oponente, gira em torno de si mesmo, dá um salto e acerta a face do adversário com a mesma perna que o impulsionou, causando o nocaute. Esse golpe é o finisher de Kofi Kingston.

Scissor Kick[editar | editar código-fonte]

É feito geralmente golpeando o estômago do adversário, fazendo com que o mesmo fique à altura do joelho. Então, salta-se fazendo um movimento semelhante ao abrir e fechar de uma tesoura, golpeando a nuca do adversário, forçando seu rosto contra o chão. Foi popularizado por Booker T.

Bicycle Kick[editar | editar código-fonte]

O wrestler corre em direção ao oponente, dá um pequeno salto e levanta as duas pernas, sendo que a direita é levada em direção ao queixo ou ao pescoço do adversário. É o finisher de Sheamus com o nome de Brogue Kick.

Superkick[editar | editar código-fonte]

Utilizado como finisher por Shawn Michaels com nome de Sweet Chin Music. Consiste em acertar um chute na boca ou queixo do adversário.

Punt Kick[editar | editar código-fonte]

O wrestler corre em direção da pessoa que está se levantando e dá um chute, com força, na cabeça do oponente fazendo o pin em seguida. Esse golpe é muito usado por Randy Orton.Mas a diretoria da WWE proibiu dele usar esse tipo de golpe porque podia trazer risco aos lutadores

Leg Lariat[editar | editar código-fonte]

Também conhecido como jumping leg lariat ou running calf kick, esse ataque é usado quando um lutador corre até o oponente e salta, lançando sua perna em torno da cabeça/pescoço do oponente para derrubá-lo.

Body slam[editar | editar código-fonte]

Body slam, ou Scoop Slam é um golpe de wrestling no qual o principal objetivo é levantar o oponente e arremessá-lo de costas no chão. É um movimento básico pois muitos lutadores o usam, assim também várias vezes podem ser usados como finishers e podem ter seus nomes alterados para outros por wrestlers, como chokeslam ou powerslam.

Mounted punches[editar | editar código-fonte]

Uma variação comum de um soco, onde o atacante encaixa suas pernas em torno do corpo do adversário fazendo-o cair e distribuindo vários socos repetidos em seu rosto. Geralmente pode-se usar quando o adversário está no canto do ringue, onde o atacando fica cvom os pés sobre a corda do meio e o público contando os socos, que normalmente terminam em dez desde que não seja interrompido pelo adversário.

Weapon Shot[editar | editar código-fonte]

São ataques realizados com objetos, geralmente proibidos nas lutas de wrestling, porém, certos combates autorizam objetos.

Con-Chair-To[editar | editar código-fonte]

É colocada uma cadeira de aço fechada embaixo do rosto de um lutador caído de bruços, então outra cadeira é pega, essa por sua vez é acertada na nuca do lutador fazendo um "sanduíche" com a sua cabeça. Foi popularizado por Edge e Christian.

El Kabong[editar | editar código-fonte]

Utilizado por lutadores geralmente como parte de sua gimmick. É o simples ato de bater uma guitarra no adversário, para guitarras acústicas tem o nome de "The Acoustic Equalizer".

Ver também[editar | editar código-fonte]