Wikipédia Discussão:Lista de predefinições

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eu não compreendi a diferença entre {{msg: }} e {{subst: }}. --Patrick 18:17, 15 Mai 2004 (UTC)

Problema tabela[editar código-fonte]

Há problemas na tabela. Alguém pode corrigir? As predefinições não poderiam se centralizadas como padrão? - S. Costa 08:29, 29 Set 2004 (UTC)

Algumas tabelas não estão centralizadas, pois as mesmas não irão aparecer centralizadas quando incluídas no artigo. Veja alfabeto grego como exemplo. -- Hugo Rosa, × Sr. X × 16:11, 15 Out 2004 (UTC)

Domínio Público[editar código-fonte]

Por que não se utiliza as regras de Domínio Público utilizadas em Portugal e no Brasil? Essa regras apresentada aqui é referente aos Estados Unidos. Samuel Costa 21:49, 6 Out 2004 (UTC)

Há duas predefinições para domínio público. Uma é a geral, válida em todos os países (Predefinição:DomínioPúblico) e a outra (Predefinição:CopyrightUSGov) aplica-se aos documentos publicados pelo governo dos EUA e que fundamentalmente serve para as imagens provenientes do CIA World Factbook, nomeadamente bandeiras e outros símbolos. -- Rui Malheiro 21:58, 6 Out 2004 (UTC)

Padronização[editar código-fonte]

Posso estar errado, mas não seria mais fácil de memorizar as predefinições se elas tivessem um padrão?! Algumas são acentuadas, outras não, algumas usam espaço, outras tudo junto, algumas tem maiuscúlas, outras não... Sugiro que sejam criadas predefinições, conforme o formato de título de artigo... Isto é, acentuadas, com espaços e maíusculas apenas para nomes próprios... O que acham?! -- Hugo Rosa, × Sr. X × 20:00, 8 Out 2004 (UTC)

Acho uma medida correta. Tenho certeza de que tua proposta incorpora redirecionametos enquanto a versão oficial não estiver plenamente estabelecida. --E2m 23:14, 8 Out 2004 (UTC)
Creio que o melhor procedimento seria mover, as predefinições atuais para seus futuros nomes e depois trabalhar nos afluentes das atuais definições.
Entretanto pude observar que alguns artigos ainda apontam para MediaWiki:predefinição e ao mover as predefinições irá gerar duplo redirecionamento.
Irei movê-los aos poucos se não houverem objeções.
As predefinições que pretendo mudar são:
  • {{fusao}} para {{fusão}} - faltou apenas um redirect duplo de MediaWiki:Fusao, que eu não posso editar. -- Hugo Rosa, × Sr. X × 00:55, 14 Jan 2005 (UTC)
  • {{sistema solar}} para {{Sistema Solar}} - Sistema Solar é nome próprio do nosso sistema planetário. Também falta o MediaWiki:Sistema solar -- Hugo Rosa, × Sr. X × 00:55, 14 Jan 2005 (UTC)
  • {{Índice Pequeno}} para {{índice pequeno}}
  • {{peqind}} para {{índice pequeno 2}}
  • {{indice quadrado}} para {{índice quadrado}}
  • {{emtraducao}} para {{em tradução}}
  • {{emtraducao2}} para {{em tradução 2}}
  • {{copyright disc}} para {{copyright discussão}}
  • {{copyright susp}} para {{copyright suspeita}}
  • {{artigoproblemas}} para {{artigo com problemas}} ou {{artigo problemas}}. Feito para {{artigo com problemas}}. -- Hugo Rosa, × Sr. X × 00:55, 14 Jan 2005 (UTC)
  • {{bandeirasnacionais}} para {{bandeiras nacionais}} ou {{bandeira nacional}}
  • {{Calendário de Abril}} para {{calendário de abril}} - o mesmo para os outros 11 meses. Criei como redirect para nomes dos meses em minúsculo, conforme utilizado no Brasil, assim evita dúvida quanto a forma de utilizar
  • {{Bem vindo ip}} para {{Bem vindo IP}} - IP sigla de Internet Protocol.
  • {{UnicodeArabe}} para {{unicode árabe}}
  • {{CopyrightHQFL}} para {{copyright HQFL}}
  • {{CopyrightABr}} para {{copyright ABr}}
  • {{CopyrightGFDL}} para {{copyright GFDL}}
  • {{CopyrightUSGov}} para {{copyright USGov}}
  • {{CopyrightNASA}} para {{copyright NASA}}
  • {{DomínioPúblico}} para {{domínio público}}
  • {{efta}} para {{EFTA}} - Só faltou o MediaWiki:efta redirect duplo. -- Hugo Rosa, × Sr. X × 16:11, 29 Out 2004 (UTC)
  • {{tabela moedas euro}} para {{moedas euro}} - nenhum outro tem a palavra tabela
  • {{NovosAdmin}} para {{novos admin}} ou {{novos administradores}}
  • {{desambiguação}} para {{desambiguação}}. Já existe. -- Hugo Rosa, × Sr. X × 00:55, 14 Jan 2005 (UTC)
Sei que a uma resistência quanto a essa última mudança devido ao costume com {{desambiguação}}, mas acredito que costumes possam ser modificados depois de um certo tempo, e até lá manteriamos o redirect de {{desambiguação}} para {{desambiguação}} mudando apenas que tem o conteúdo e quem é redirect.
Se necessário pode-se fazer uma votação para determinar os nomes mais adequados.
-- Hugo Rosa, × Sr. X × 22:01, 13 Out 2004 (UTC)
Concordo com a ideia e com a maioria dos nomes, apenas prefiro:
Ah, e já existe Predefinição:Desambiguação. -- Rui Malheiro 22:16, 13 Out 2004 (UTC)
Já que fostes tão rigoroso com relação ao português, porque não usar uma palavra mais adequada que copyright? Tal como copirraite ou direitos autorais. Também considere em vez de apenas colocar um 2 depois da predefinição, colocar algo mais explicativo. --E2m 22:24, 13 Out 2004 (UTC)
Desculpem-me por não ter verificado se já existiam algumas das propostas.
A sugestão de {{direitos autorais}} é muito boa.
Quando aos 2s, poderiamos usar: {{em tradução não edite}} e {{em tradução ajude}}. O outro {{índice pequeno 2}} não tive idéia, aceito sugestões.
No geral parece que já podemos mover alguns.
-- Hugo Rosa, × Sr. X × 16:11, 15 Out 2004 (UTC)
Deixa os Copyright para mais tarde, para ver no que dá a discussão na Wikipedia:Esplanada. De qualquer modo, "direitos autorais GFDL" seria alongo demais. Eventualmente um prefixo de "DA" ou talvez um orefixo que identifique o tipo de direitos (domínio público, GNU, não comercial, etc). -- Rui Malheiro 23:17, 15 Out 2004 (UTC)
stub não está em sendo posto em desuso? Então pra que listá-lo?
Antonio Carlos Porto 18:59, 17 Dez 2004 (UTC)
Está faltando a página do Semcat no final da página Jurema Oliveira 13:04, 23 Dez 2004 (UTC)

Queria propor alterações a esta página. Parece-me que está muito confusa, com os exemplos das predefinições. Como se não bastasse, mistura exemplos com ligações para outras páginas, em que mostra os exemplos dessas. Devia haver aqui alguma coerência e sentido prático. Não seria melhor como aparece na inglesa [1] (apesar de ser de predefinições específicas). Uma página com as predefinições todas indexadas, era muito útil, e só com texto, como no exemplo anterior. O que acham?

Não entendi[editar código-fonte]

Perdoem minha ignorância, mas a página tá bem obscura. Não entendi como utilizar as predefinições. Alguém que entenda e tenha boa vontade para com os néscios como eu poderia simplificar ou fazer uma versão for dummies dessa página? --César Schirmer dos Santos 05:28, 1 Fevereiro 2006 (UTC)

Veja Wikipedia:Predefinições. -- Nuno Tavares 05:30, 1 Fevereiro 2006 (UTC)


Sugestão de mudança de nome da página[editar código-fonte]

O nome desta página (namespace predefinição) é obscuro. Que utilizador tentando deduzir o nome, talvez a partir de outra língua (inglês: template, francês: modèle, espanhol: plantilla), se lembraria dele?! E inversamente que utilizador leigo fora do contexto compreenderia este termo?! Devia-se mudar o título desta página. Eu gosto da solução francesa (modèles), que em português tem tradução directa e compreensível por todos (brasileiros também?): modelos. Acho preferível "modelo" a "predefinição", cujo sentido não é assim tão claro à primeira, mas predefinição é em todo o caso preferível ao título actual. -- Koenige 03:16, 12 Julho 2006 (UTC)

Existe alguma predefinição para o Portal da Terra-média?

HerenvaryarDiga!

Project Templatetiger[editar código-fonte]

Hello,excuse me, I can only write in english. You can take a look at:

So you can see all entries in all of our templates. Directly:

Greeting, from Germany de:Benutzer:Kolossos 20:13, 24 April 2007 (UTC)

Predefinições[editar código-fonte]

Segue-se uma lista de predefinições com problemas. Convinha saber quais acham de devem ser mantidas, alteradas, fundidas ou eliminadas.

Duplicadas[editar código-fonte]

O que fazer?[editar código-fonte]

As seguintes predefinições não são propriamente duplicadas mas apresentam problemas a vários níveis, ou são de utilização desconhecida / pouco clara, ou questionáveis por não estarem abrangidas em nenhuma página de documentação/política/recomendação da Wikipédia entre outros problemas.

Variantes[editar código-fonte]

As predefinições que se seguem são variantes da mesma família. Já existem predefinições específicas para os esboços de determinados temas. Está a acontecer o mesmo com outras. Notem que os temas abordados por este tipo de predefinições pode ser de certa forma quase "infinito". Podem haver inclusive temas gerais e outros específicos dentro dos temas gerais (por exemplo: "isto é um esboço sobre personagens da série 24 horas" ou "isto é um esboço sobre empresas de advocacia", etc.)

Se souberem de outros casos acrescentem à lista. Para uma visão geral das predefinições genéricas ver Wikipedia:Namespace predefinição/Avisos e alertas e Wikipedia:Namespace predefinição/Por categorizar. Mosca 08h50min de 13 de Julho de 2007 (UTC)

Sobre {{seminterwiki}} e talvez {{semcat}} eu sugiro manter por enquanto, pois as páginas especias listam no máximo 5000 artigos (5 mil artigos sem cat é vergonhoso, mas vá lá). Por mim mantemos {{artigo principal}} e {{mais informações}} e redirect para as demais duplicadas.
O que fazer: apagamos todas =).
Variante: deixar apenas 1 mínimo; fusionar os sem-imagens escult./arq/etc para um {{semimagem-artes}}. Giro720 04h34min de 15 de Julho de 2007 (UTC)

Não me lembrei que havia o limite de 5000 artigos nas páginas especiais, por isso já risquei essas duas. Referi as "variantes" porque acho suficiente haver centenas de predefinições para os esboços (compreendo a sua função mas tenho dúvidas se são mesmo necessárias ou se alguém aproveita as suas vantagens, mas isso é outra história). O problema é que começam a haver variantes para outras predefinições. Não vejo problemas em manter as variantes de {{futuro}} e {{pedir imagem}}, mas vão originar o aparecimento de outras como "isto é um personagem futuro da série 24 horas", "pedir imagem de empresas de serviços", "pedir imagens sobre Lisboa" e por aí fora. Não tinha reparado também que {{Transcrito de}} é similar à {{copiado de}} mas não {{movido de}} (copiar é uma coisa, mover é outra) por isso o melhor é fundir {{Transcrito de}} com {{Copiado de}} e eliminar a {{Copiado para}} pois não parece ser necessário usá-la. A sugestão de fusão das de pedir imagens em {{semimagem-artes}} vai dar um pouco ao mesmo, não? Reduz o número de predefinições mas não evita que apareçam outras específicas sobre outros temas. Mosca 12h01min de 15 de Julho de 2007 (UTC)

Alteração do nome Wikipedia:Namespace predefinição[editar código-fonte]

O que acham de alterar o nome das páginas com a raiz Wikipedia:Namespace predefinição para algo mais compreensível aos leigos? Em princípio devia-se traduzir o título para Wikipedia:Domínio predefinição mas seria na mesma pouco claro. O Giro720 sugeriu mudar, por exemplo, Wikipedia:Namespace predefinição/Avisos e alertas para Wikipedia:Predefinições/Avisos e alertas e assim sucessivamente para as restantes páginas. Nesse caso podia-se fundir o conteúdo da página Wikipedia:Namespace predefinição em Wikipedia:Predefinições numa secção "Lista de predefinições" ou algo do género. Mosca 08h50min de 13 de Julho de 2007 (UTC)