Wikipédia em norueguês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikipédia em norueguês
Wikipedia-logo-no.png
Idioma Norueguês
Fundação 26 de Novembro de 2001
Sítio http://no.wikipedia.org/
http://nn.wikipedia.org/
Portal Wikipédia

A Wikipédia em norueguês é dividida em duas versões: uma para artigos escritos em Bokmål (ou, ocasionalmente Riksmål), e um para artigos escritos em Nynorsk. A primeira Wikipéedia em norueguês, lançada em 26 de novembro de 2001, eram permitidos artigos escritos nas duas modalidades do norueguês. Uma versão específica em Nynorsk da Wikipédia foi lançada em 31 de julho de 2004 e cresceu rapidamente. Na sequência de uma votação em 2005, se tornou o principal site o da versão em norueguês Bokmål.

Até fevereiro de 2007, a edição norueguesa Bokmål/Riksmål contava com mais de 100 000 artigos e a edição em Nynorsk mais de 20 000 artigos. Em fevereiro de 2006, tornou-se na décima terceira versão da Wikipédia com mais de 50 000 artigos, e um ano mais tarde era a décima quarta a chegar a 100 000 artigos.

Norueguês, dinamarquês e sueco são línguas mutuamente inteligíveis e podem ser entendidas pela maioria dos falantes de cada uma. Os sites colaboraram um com os outros através das Wikipédias escandinavas Skanwiki - seção de Meta-Wiki Wikimédia do site. Um dos efeitos deste esforço conjunto é a partilha do status de destaque entre os diferentes artigos das Wikipédias escandinavas.

Apesar do fato de a norma ISO 639 dar o código de duas letras para Bokmål nb, a Wikipédia em norueguês Bokmål e Riksmål continua a ser hospedada no endereço no.wikipedia.org, já que não é só Bokmål, e porque o código não é muito mais conhecido. O código da Nynorsk é nn, e a Wikipédia em Nynorsk está hospedada no nn.wikipedia.org.

A Wikimedia Norge é uma associação com o objetivo de apoiar projetos da Wikimedia, em especial aqueles em língua norueguesa e em línguas sami, com o objetivo de tornar-se um capítulo nacional da Fundação Wikimedia. A associação foi criada por ocasião de uma reunião na Biblioteca Nacional em Oslo, em 23 de junho de 2007. Seu presidente é Hans Rosbach.

Ícone de esboço Este artigo sobre a Wikipédia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.